. “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.
E como eu fizesse um gesto de espanto:
— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.”
(Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)
De acordo com essa passagem da obra, pode-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Resposta: letra A )
Espero ter ajudado!
Se puderem me ajudar no meu canal do YouTube, eu ficaria muito feliz!
( nome do canal: Baroniuns ) :D
Respostas
Sobre a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade, a afirmativa CORRETA é:
a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.
Explicação:
Nesse trecho do romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, fica evidenciado o amor por interesse, ou seja, Marcela só ficou com o narrador enquanto ele tinha dinheiro.
Essa é uma ideia nenhum pouco romântica e evidencia o aspecto realista, tão presente na obra de Machado.
O trecho “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis” revela como era a relação de Brás Cubas e Marcela, deixando claro que o relacionamento era baseado no interesse, sem romantismo ou idealização do amor.
É possível identificar que o amor entre Marcela e Brás Cubas não era idealizado, pois não havia uma relação perfeita e despretensiosa.