• Matéria: Português
  • Autor: rafaelcandidoc04
  • Perguntado 3 anos atrás

Categoria:
Autor:
4º Bim - Língua Portuguesa - Machado de Assis: além do Realismo (2ª série)
• Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações. • Relacionar a construção da subjetividade à expressão literária em textos do século XIX.
. “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.
E como eu fizesse um gesto de espanto:
— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.”
(Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas)


De acordo com essa passagem da obra, po­de-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Anexos:

anavitoriameupresent: Letra:A
anavitoriameupresent: Confia

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

A visão de Machado de Assis sobre as pessoas e a sociedade é de que: a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.

O texto do enunciado da questão consiste em uma passagem da obra "Memórias póstumas de Brás Cubas" de autoria de Machado de Assis. Em que é possível perceber que o eu lírico não tem vergonha de ser um “gatuno”.

Além disso, de acordo com a passagem a visão de Machado de Assis sobre as pessoas e a sociedade é de que o amor é resultado do interesse e é componente das instituições hipócritas. Tal fato é destacado no seguinte trecho: "Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis".

Bons estudos!

Perguntas similares