As rebeliões coloniais do século XVIII expressam as contradições do Antigo Sistema Colonial. Dentre elas, a Conjuração Mineira. Explique o que era questionado por esse movimento. Qual a sua importância política?
Respostas
Resposta:
Olá, tudo bem? A Inconfidência Mineira foi uma rebelião emancipacionista contra a Coroa portuguesa ocorrida num contexto de esgotamento das minas de ouro em Minas Gerais, além de inserida num contexto de crise colonial. Sufocados pela constante ameaça da derrama (confisco de bens) caso falhassem em pagar a arrecadação desejada e os inflados impostos, membros da elite colonial começaram a ter acesso às ideias iluministas contrárias à abuso político, e passaram a tramar uma revolta para libertar a região do domínio português e começar a dirigi-la da maneira que julgavam mais apropriada - ou seja, visando aumentar seus privilégios.
Traídos, porém, dezenas dos conspiradores foram degredados para África e um, Tiradentes, foi executado como exemplo. Apesar de ser em essência um processo conservador, o exemplo da tentativa emancipacionista da Inconfidência Mineira se espalharia rapidamente, inspirando anos mais tarde a Conjuração Baiana e, em último caso, a própria Independência.