• Matéria: Geografia
  • Autor: annabf55
  • Perguntado 3 anos atrás

o caminho da servidão escrito por Friedrich Hayek fazer resumo sobre livro ​

Respostas

respondido por: 6664954
1

Resposta:

escolha a minha como melhor resposta pfvrrr tô precisando muito

Em “O Caminho da Servidão“, Hayek demonstra que todas as formas de coletivismo, seja o nazismo ou o socialismo, levam inevitavelmente à tirania e à supressão das liberdades, conforme já se evidenciava à época. Hayek argumenta que, em um sistema de planejamento central da economia, a alocação de recursos é de responsabilidade de um pequeno grupo, sendo este incapaz de processar a enorme quantidade de informações necessárias para essa tarefa. Face à gigantesca concentração de poder nas mãos de um limitado número de burocratas, divergências acerca da implementação das políticas econômicas levariam, de uma forma ou de outra, ao uso da força pelo governo para que suas medidas fossem toleradas, tese também defendida por Ludwig von Mises, que demonstrou a impossibilidade do cálculo econômico em uma comunidade socialista.

A obra “O Caminho da Servidão”, de Friedrich Hayek foi um manifesto contra um gigantismo estatal que se formava e que, sem dúvida, pavimentava a estrada em destino à servidão, ou seja, o surgimento de regimes socialistas. O senso comum era de insatisfação com os empresários, com a falsa ideia de que eram exploradores do povo e que só visavam o lucro. O lucro era mal visto e havia um grande ceticismo em relação aos regimes democráticos e capitalistas. Achavam o meio empresarial egoísta, enquanto, por outro lado, os regimes socialistas agradavam mais ao povo, por frisar em seus discursos apenas o bem estar da população.

Friedrich August von Hayek (1899-1992) foi um dos mais influentes economistas do século XX, responsável pela difusão da linha de pensamento econômico da Escola Austríaca. Recebeu o Prêmio Nobel em 1974 por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais, destacando-se na defesa do liberalismo clássico.

Perguntas similares