Pesquisar sobre a guerra entre Rússia e Japão e explicar por meio de suas palavras sobre o que entendeu com relação ao conteúdo. Essa atividade o mínimo tem que ter 30 linhas. Me ajuda gente por favor
Respostas
Resposta:
A Guerra Russo-Japonesa foi um conflito travado pela Rússia e pelo Japão no começo do século XX, mais precisamente entre 1904 e 1905. Esse conflito aconteceu por conta da disputa territorial entre os dois países pelos territórios da Manchúria, Port Arthur (localizada na península de Liaodong) e da Coreia, bem como a modernização que estava em vigor nesse país e a fragilidade do exército russo. A causa do conflito foi a disputa territorial entre as duas nações por territórios pertencentes à China.
A Guerra Civil Russa foi responsável por milhões de mortos, que foram vitimados pelos combates, pela fome, pelas doenças e pela repressão violenta dos bolcheviques contra os opositores.
Explicação:
A tensão evidente entre russos e japoneses fez com que os dois lados procurassem aliados que pudessem atuar em seu benefício caso um conflito fosse iniciado. O grande destaque dessa questão foi a assinatura da Aliança Anglo-Japonesa, em 1902. Essa aliança entre ingleses e japoneses tinha como cláusula que as nações prestariam auxílio mútuo caso uma delas entrasse em guerra com uma terceira nação. Os russos, por sua vez, contavam com o apoio dos franceses.
Além do apoio inglês, os japoneses conseguiram, diplomaticamente, o apoio dos americanos em seus interesses nas disputas territoriais. Esses acordos diplomáticos deram confiança ao governo japonês para solucionar essa disputa pela via armada.
Essa opção tomada pelo governo japonês consolidou-se em uma investida contra os russos em 8 de fevereiro de 1904. Os japoneses organizaram um ataque surpresa a uma frota naval russa que estava estacionada em Port Arthur. Isso aconteceu sem uma declaração formal de guerra e foi baseado na estratégia japonesa em aproveitar o momento, pois sua frota estava reforçada com novos e modernos couraçados. Além disso, era importante antecipar, o quanto fosse possível, o ataque para impedir que os russos aumentassem suas forças.