Respostas
Resposta:
O termo parece mais complexo do que, de fato, é. A alienação fiduciária é uma modalidade de garantia que envolve transferir, em troca de crédito, a propriedade de um bem tangível a um credor (fiduciário) até que a dívida seja paga. O devedor (fiduciante) mantém a posse do bem ao longo de todo o processo.
Explicação:
A alienação fiduciária é um tipo de garantia numa relação de negociação de compra de bens. É uma modalidade de financiamento, onde o devedor, para garantir o pagamento de algo, o transfere para o credor enquanto paga por aquele bem.
O nome é complicado, mas explica o que é a alienação fiduciária. Alienar significa, também, transferir a propriedade de algo para outra pessoa. A fidúcia, por outro lado, significa confiança.
Dessa forma, a alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Isso quer dizer que o devedor passa o bem ao credor, de forma com que ambos definam que o bem é a garantia de pagamento da dívida. No caso, a garantia de pagamento é o próprio bem a ser adquirido pelo devedor.