• Matéria: Português
  • Autor: Skrxln
  • Perguntado 3 anos atrás

Você notou que o texto de Ruy Castro traz tanto a linguagem jornalística (mais denotativa/ literal) quanto a linguagem ficcional (mais conotativa/ figurada)? Identifique qual linguagem é predominante na marchinha que está presente no final do texto “Metrópole à beira mar”. Justifique sua resposta interpretando os versos de Pierrot (Bastos Tigre): “Quem não morreu na Espanhola/ quem dela pôde escapar/ não dê mais tratos à bola/ toca a rir, toca a brincar./ Vai o prazer aos confins/ remexe-se a terra inteira/ ao som vivaz dos clarins/ ao ronco do Zé Pereira./ Há alegrias à ufa/ e em se tocando a brincar/ nem este calor de estufa/ nos chega a preocupar./ Tenho por cetro um chocalho/ por trono um bombo de rufo/ o Deus Momo, louco e bufo/ vai começar a reinar.

Respostas

respondido por: brendaisis
1

Por intermédio da análise do texto, pode-se identificar a predominância do uso da linguagem conotativa, que caracteriza-se principalmente por explicitar os acontecimentos de maneira figurada.

Isso pode ser identificado quando, por exemplo, a musicalidade é criada no texto por meio de aliterações, ou ainda, quando a rima busca garantir a ideia figurada supracitada. Ademais, cetro, chocalho, louco, são termos que tornam a leitura e o cenário apresentado mais divertidos.


Skrxln: Muito obrigado, sério!
Perguntas similares