ao degradar a matéria orgânica ,na ausência de oxigênio, as aqueas podem produzir que tipo de gás?
Respostas
Resposta:
Resumindo, os gases mais frequentes são CO2 e CH4.
Explicação:
Sobre as Archeae:
Archaea são organismos procariotos que constituem um dos ramos da árvore da vida composta também pelos domínios Bacteria e Eukarya.
As Archaea metanogênica estão envolvidas na cascata metabólica, elas são parte de um complexo biosistema. Células de Archaea, Bacterya e Eukarya coexistem em uma relação de simbiose em mucosas humana como o intestino e boca. Estudos mostram que Archaea também foram encontradas na vagina de mulheres com vaginose bacteriana, porém, não em líquido amniótico de mulheres grávidas em partos prematuros.
A degradação dos materiais poliméricos, tais como polissacáridos, proteínas, ácidos nucleicos, lípidos em CO2 e CH4 envolve uma comunidade microbiana complexa, na qual as capacidades metabólicas são combinadas. A dependência mútua entre espécies que interagem pode ser tão extrema que nenhuma das espécies pode funcionar sem a atividade de seu parceiro e, juntos, os parceiros executam funções que nenhuma das espécies pode fazer sozinho.
A metanogênese ocorre no trato gastrointestinal e, possivelmente, na cavidade oral, tal como mostrado pela presença do metano no ar expirado. Bactérias fermentativas hidrolisam os substratos poliméricos, e fermentam os produtos de hidrólise em acetato e ácidos graxos de cadeia longa, CO2, H2 é formato
ref: Revista Microbiologia in foco, # 21