Responda as perguntas abaixo de acordo com o texto em anexo sobre o Podcast: Linguagem, variações linguísticas e sotaques" em Rock com Ciência.
Após ouvir o episódio, responda às seguintes questões:
1. O projeto Rock em Ciência está vinculado a uma universidade ou instituição de ensino Qual? De que forma isso contribui para a credibilidade das informações veiculadas? Que outros elementos contribuem para a confiabilidade do que é discutido?
2. No início do episódio, o entrevistado Eduardo fala de ironia, faz a seguinte afirmação. "Eu não tenho sotaque, os outros é que tem" Você acha que uma afirmação como está é legítima? De que modo essa provocação do entrevistado dialoga com a ideia de preconceito linguístico?
3. Como o conhecimento dos diferentes tipos de variação linguística (histórica, regional, social, estilística) contribui para a descontração do preconceito linguístico e para a compreensão do caráter mutável e heterogêneo da língua?
4. Você considera que esse episódio de podcast contribui para o combate do preconceito linguístico? Por que?
5. De que modo a língua pode marcar posições sociais e ser instrumento de exclusão ou inclusão?
6. Você concorda que, nos textos jornalísticos e escritos, é preciso fazer uso da norma-padrão? Por que?
Respostas
Está resposta é sobre o Podcast: “Linguagem, variações linguísticas e sotaques"
▪️1. O projeto Rock em Ciência está vinculado a uma universidade ou instituição de ensino Qual? De que forma isso contribui para a credibilidade das informações veiculadas? Que outros elementos contribuem para a confiabilidade do que é discutido?
➖Esta vinculado a UFV a Universidade Federal de Viçosa .
➖Ela faz a divulgação científica, que trata de “temas transversais ao mundo científico, levando sempre em conta sua influência e importância na sociedade”.
➖A confiabilidade esta nos diálogos com linguagem informal, feitos por uma rede colaboradores .
▪️2. No início do episódio, o entrevistado Eduardo fala de ironia, faz a seguinte afirmação.
"Eu não tenho sotaque, os outros é que tem" .
Você acha que uma afirmação como está é legítima?
➖Esta afirmação não é correta , no Brasil, temos diversos dialetos como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, ( as variantes ) .
▪️De que modo essa provocação do entrevistado dialoga com a ideia de preconceito linguístico?
➖Esta provocação irônica demonstra as situações de preconceito linguístico , a manifestação de intolerância ou desprezo , pela forma de falar do outro, fazendo um juízo de valor por ser um “dialeto diferente”.
▪️3. Como o conhecimento dos diferentes tipos de variação linguística (histórica, regional, social, estilística) contribui para a descontração do preconceito linguístico e para a compreensão do caráter mutável e heterogêneo da língua?
➖É necessário compreender e aceitar que todas as variedades linguísticas são fatores de enriquecimento e cultura, não devendo ser encaradas como erros ou desvios , do nível social , de educação , de cultura .
▪️4. Você considera que esse episódio de podcast contribui para o combate do preconceito linguístico? Por que?
➖A participação da mídia na propagação divulgação da adequação linguística é importantíssimo para o fim do preconceito linguístico.
▪️5. De que modo a língua pode marcar posições sociais e ser instrumento de exclusão ou inclusão?
➖Quando existe a
—> Adequação linguística: segundo o qual não se fala mais em “certo” ou “errado” ,
a língua pode marcar posições sociais e ser instrumento de inclusão na avaliação de uma determinada variedade linguística.
▪️6. Você concorda que, nos textos jornalísticos e escritos, é preciso fazer uso da norma-padrão? Por que?
➖É necessário que os textos jornalísticos e escritos, façam uso da norma-padrão ou norma culta , ocasionando assim a integração entre o leitor e o jornal, onde todos precisam compreender o conteúdo a ser transmitido , independente de sua variação linguística .