Respostas
Resposta: Os protagonistas indiscutíveis da dieta medieval eram os cereais, pães, aveia, polenta e macarrão eram os elementos básicos desse tipo de dieta. Os cereais preparados com legumes, enquanto a carne, por ser mais cara, era prerrogativa dos nobres. Este último consumia principalmente carne de porco e de frango, enquanto a carne bovina era mais rara, pois mais terras eram necessárias para sua criação.
A culinária medieval, ou seja, durante a Idade Média, época que se estende do século V ao século XVI (de 476 a 1492), nas várias áreas da Europa, sofreu menos mudanças do que as que ocorreram na era moderna, mudanças essas que lançaram as bases da culinária europeia moderna.
Explicação: Outono, Pieter Bruegel, o Jovem (1564-1636)
Além disso, algumas normas sociais também prescreviam que os alimentos da classe trabalhadora fossem menos refinados, porque se acreditava que havia uma afinidade natural entre o trabalho de uma pessoa e a sua comida; acreditava-se que o trabalho manual exigia alimentos mais pobres e baratos.
O trigo foi o personagem principal da culinária medieval, juntamente com o óleo, o queijo e o vinho. Isso se devia tanto à cultura cristã que permeava a Europa, onde a Eucaristia era celebrada através do uso de pão, quanto ao fato de que 3/4 da dieta medieval se baseavam no uso de cereais. O uso do trigo era limitado apenas no norte da Europa, em vista do clima mais severo. A Igreja, com a Quaresma, o jejum e vários feriados, influenciava bastante o estilo alimentar da época.
(Espero ter ajudado).