A escala é uma das principais propriedades de um mapa, podendo ser definida como a relação entre a dimensão de um elemento representado no mapa e sua real dimensão no terreno. A escala pode ser apresentada de forma numérica ou gráfica (as duas podem estar presentes no mapa). A escala numérica normalmente é dada da seguinte forma: (1 : n), em que n é um número variável, normalmente muito maior do que 1, de modo que a escala é do tipo de redução. Por exemplo, se a escala de um mapa é de 1:1.000, isso significa que a dimensão real de algo medido no mapa é, na realidade, 1.000 vezes maior. Escalas cartográficas grandes possuem um denominador pequeno, e escalas pequenas possuem um denominador grande (essa relação é inversa porque a escala é uma proporção dada por uma divisão entre o numerador e o denominador). Além de ser uma propriedade quantitativa dos mapas, a escala também tem importância na escolha da quantidade e no nível de generalização das informações que desejamos apresentar em um determinado mapa.
Respostas
respondido por:
1
Os mapas fazem parte da cartografia, que é a ciência do desenvolvimento dos mesmos, tal ciência produz, cria e analisa os mapas gráficos. Existe uma relação muito forte entre a cartografia e a geografia, uma vez que os mapas são utilizados para representar regiões geográficas.
Um dos elementos fundamentais dos mapas é a escala, pois é ela quem determina a relação existente entre o tamanho da representação gráfica e do tamanho real. Nesse sentido, a escala determina o quanto a representação do espaço real foi reduzida para ser representada no mapa.
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás