Respostas
Resposta: O romantismo
As características principais do Romantismo giram em torno da fantasia, do sentimento, da paixão e da imaginação, que foram as bases para a sua definição. Diante disso, apareceu como uma forma de reagir contra os pensamentos do Neoclassicismo que não possibilitava a liberdade de expressão aos artistas e nem valorizava as suas criações.
Através do Romantismo se desenvolveu a poesia ultrarromântica, dos romances e dos romances históricos, que se popularizaram a partir da ascensão da impressa e da burguesia comercial, possibilitando acesso das classes que ainda não tinham contato com a literatura.
Explicação:
O Romantismo no Brasil teve início no ano de 1936, quando Gonçalves de Magalhães lançou o livro “Suspiros Poéticos e Saudade” que apresenta diversas poesias. Além disso, ele lançou na França a revista intitulada de Brasiliense.
Podem-se destacar três gerações do Romantismo brasileiro, sendo:
• Primeira Geração – geração nacionalista ou indianista: as obras dessa geração eram marcadas pela exaltação da natureza, medievalismo, exaltação da figura do índio - que acabou por criar a expressão indianista. Os principais autores deste período foram: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre.
• Segunda Geração – geração do “mal do século”: essa geração é também conhecida por byroniana, pois teve grande influência da poesia de Lord Byron e Musset. As obras apresentam uma carga grande de egocentrismo, negativismo, pessimismo, desilusão. A principal característica é a busca pela fuga da realidade. Os principais poetas desta geração foram: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.
• Terceira Geração – geração condoreira: essa geração ocorreu na segunda metade do reinado de D. Pedro II, e foi representada por obras que representavam as lutas internas. Também conhecida como a geração Hugo Ana, pois teve influência do poeta Vitor Hugo que falava sobre a política e sociedade. Castro Alves foi um dos principais representantes desta geração, juntamente com Tobias Barreto e Sousândrade.
predomínio da emoção e do sentimento. Nesse caso, as obras apresentam grande função emotiva, e centrada, principalmente, no emissor. Os autores apresentam as suas realidades pessoais, pois existe a imposição do “eu” artista. Pode-se citar, por exemplo, a poesia de Castro Alves que apresenta claramente a emoção e o subjetivismo de forma enfática
Espero ajudar
...