Lances inocentes parte final
Elaboren un texto sobre o filme falando sua opinão sobre o mesmo mínimo 20 linhas)
Respostas
Resposta:
O filme, Lances inocentes, de 1993, narra a história do menino Josh Waitzkn, fã do esquisito campeão mundial de xadrez, o norte-americano Bobby Fischer. A trajetória de Josh, que se desperta para o jogo vendo adultos jogando xadrez em desordenados embates de apostas numa praça do seu bairro, segue sendo contada até ser campeão da sua idade, em uma primorosa lição de como se lidar com crianças superdotadas.
A facilidade com que aprende o jogo de xadrez e seu raciocínio perspicaz, aliada à boa memória que todo enxadrista apresenta, permite que Josh faça análises avançadas sobre o posicionamento do jogo, que servirão de escolha da estratégia de atuação das peças na partida. Uma criança superdotada nessa área tem um cérebro que proporciona uma percepção de padrões em sua complexidade. Ao mesmo tempo em que, mesmo crianças que não são superdotadas, quando aprendem a jogar xadrez capacitam-se a tratar melhor as informações apreendidas e a fazer associações ou combinações que resultam em uma síntese visual diferenciada. O Xadrez lhes dá maior facilidade para planejar o que fazer antes de agir, permitindo reformulações mentais de suas possíveis jogadas; usam a imaginação e combinam a racionalidade sistêmica com a capacidade criativa de encontrar soluções mediante dificuldades e desafios.
Como toda produção hollywoodiana, o filme tem seus clichês (porque a vida também é cheia deles), porém, como se trata de uma história real, não dá margens para criação de personagens de comportamentos exagerados ou eventos mirabolantes, como costuma acontecer nas ficções. O resultado é que deparamos com personagens reais, com suas imperfeições e méritos, e que se comportam conforme os fatos vão sendo desencadeados, sem maniqueísmos ou atos prosaicos em demasia.
A sensibilidade de Josh é evidenciada na medida em que sua maestria no xadrez se revela. E vai de encontro ao que os adultos querem para ele. Seus pais não sabiam nada sobre o jogo de xadrez, e diante do desejo do pai de que ele se torne um campeão está a sensibilidade da mãe para que o filho não sofra as provações dos seus professores. Estes, por sua vez, com métodos antagônicos a cobrar posturas racionais de garoto que insiste em não ver o outro jogador à sua frente como um “adversário” que deve ser aniquilado.
O filme Lances inocentes nos coloca diante da questão de como é preciso muito cuidado e atenção para tratar uma criança superdotada. As expectativas exageradas dos adultos, as cobranças pela disciplina e postura rígida para se tornar um campeão, a insensibilidade para perceber, afinal, o que a criança realmente deseja realizar com seu dom, a partir da sua personalidade em formação criam um ambiente que pode ser mais nocivo do que saudável. E já vimos esse “filme” outras vezes na história: crianças prodígios que foram forjadas a terem sucesso com suas habilidades, mas que chegam à vida adulta angustiadas e arrasadas por não terem tido infância ou serem obrigadas a renunciar a sua adolescência, afastados dos demais da sua idade.
Explicação: Espero ter ajudado.