Respostas
Resposta:
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
Resposta:
A Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. A contaminação ocorre principalmente por ingestão de alimentos contaminados com as fezes do inseto. Também pode ser por meio de transfusão de sangue, transplante de órgãos contaminados ou ainda ser transmitida da mãe ao bebê, durante a gestação (congênita).
Explicação passo-a-passo:
- INTRODUÇÃO:
A Doença de Chagas é uma doença causada por um protozoário. É transmitida através das fezes do inseto, um tipo de percevejo, que contém o parasita, comumente chamado de "barbeiro" (Triatoma infestans).
- FASES DA DOENÇA:
A doença apresenta dois estágios: uma fase aguda, que se manifesta imediatamente após o contágio, e uma fase crônica.
Em sua fase aguda, alguns dos sinais e sintomas, abaixobdescritos, podem estar presentes na pessoa com a infecção:
- Fadiga,
- Dor de cabeça,
- Diarreia,
- Febre,
- Podem surgir nódulos e inchaço na pálpebra,
- Aumento do fígado e do baço.
Na fase crônica, de modo geral, a manifestação de dificuldades para engolir alimentos líquidos e alimentos sólidos, causadas por alterações anatômicas e funcionais do esôfago, irregularidades nos batimentos cardíacos, dores abdominais, entre outras manifestações da doença.
- TRANSMISSÃO:
A contaminação ocorre principalmente por ingestão de alimentos contaminados com as fezes do inseto.
Também a transmissão se pode dar por meio de transfusão de sangue ou transplante de órgãos contaminados, ou ainda, passar da mãe ao bebê durante a gestação (congênita), chamada de transmissão materno-fetal, ou durante o aleitamento materno.
O inseto vetor da doença é um tipo de percevejo. Ele se infecta, ao sugar sangue contaminado, e transmite ao ser humano, através das fezes que deposita, ao picar a pessoa.
Nas fezes do inseto, está o Trypanossoma cruzi, protozoário flagelado que parasita animais selvagens, como o tatu.
O parasita penetra pela ferida da picada, quando a pessoa se coça. Em seguida, atinge a corrente sanguínea, chegando até alguns tecidos, em especial o músculo cardíaco.
Há diversas espécies de vetores, sendo mais comuns o Triatoma infestans e o Triatoma brasiliensis. São popularmente conhecidos como: barbeiro, chupão, porocotó, percevejão, bicho-de-parede, etc.
- PREVENÇÃO:
As medidas de prevenção são muito importantes para a esta doença, uma vez que ainda não há um tratamento eficaz.
A principal medida é evitar ser picado pelo "barbeiro" e ter contato com as suas fezes.
Esse inseto costuma se esconder em buracos nas casas, principalmente em regiões rurais do Brasil.
Os hábitos de higiene também são fundamentais, como lavar bem os alimentos e as mãos para evitar ingerir as fezes do inseto.