“A mãe empreendedora não é apenas uma figura fictícia criada para dar vida a filmes, programas ou sites sobre empreendedorismo feminino. Na verdade, este é um papel muito real e até mais comum do que você pode pensar. De acordo com pesquisa feita pela Rede Mulher Empreendedora (RME), 68% das mulheres empreendedoras do país começaram a empreender depois de terem filhos. Além disso, a taxa de sobrevivência das empresas fundadas pela Mãe Empreendedora é bem superior do que a média nacional – que segundo o Sebrae, está em torno de 47.5%. As empresas não estão preparadas para acolher uma mãe – Um bom exemplo disso vemos em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, que mostra que 50% das mulheres perdem o emprego num período de 2 anos depois de se tornarem mães. A licença-maternidade não é adequada à rotina de cuidados que uma criança pequena exige. Além disso, há também uma grande carga emocional gerada por diversos fatores que acaba levando uma mãe a se tornar empreendedora”.
XPBOX. Mãe empreendedora: Os desafios de lidar com maternidade e empreendedorismo.
Analisando o excerto anterior, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
As mães se sentem representadas pela política de maternidade praticada pela maioria das empresas atualmente.
Alternativa 2:
Mães tendem a deixar o empreendedorismo após o nascimento do primeiro filho, já que nessa atividade prevalece a incerteza.
Alternativa 3:
Maternidade e empreendedorismo são condições avessas. Por isso, mães devem deixar a prática da atividade.
Alternativa 4:
A continuidade de empresas por maior tempo quando lideradas por mães deve-se ao fato natural do cuidado feminino, explicitado no excerto.
Alternativa 5:
O empreendedorismo feminino é uma saída para mães que querem conciliar a criação de seus filhos com o crescimento profissional, demostrando a inabilidade das empresas em gerir esta natural fase da vida de suas funcionárias.
Respostas
Resposta:
Resposta 5
Explicação:
O empreendedorismo feminino é uma porta da saída para as mães que possuem dificuldades para equilibrar a criação dos filhos e o gerenciamento da carreira (alternativa 5).
Alternativa 5: O empreendedorismo feminino é uma saída para mães que querem conciliar a criação de seus filhos com o crescimento profissional, demostrando a inabilidade das empresas em gerir esta natural fase da vida de suas funcionárias.
Isso ocorre porque o empreendedorismo feminino é formado por um cenário onde as mulheres podem construir o próprio futuro e mudar a realidade em que vivem. Nesse sentido, a construção de um futuro melhor tem relação com a mudança de classe social e, consequentemente, aumento do poder de compra.
Além desse fato, vale destacar que o empreendedorismo traz inúmeros benefícios para as mulheres. E o principal deles é o reconhecimento pelo trabalho que é realizado dentro da comunidade em que o negócio está instalado.
Aprenda mais sobre o tema empreendedorismo feminino em:
https://brainly.com.br/tarefa/49728911
Sucesso em sua jornada!