Qual a explicação para "milagre econômico" e quais são os indicadores sociais do seu esgotamento?????
Respostas
Resposta:
Milagre econômico brasileiro é o nome pelo qual ficou conhecido o período entre as décadas de 1960 e 1970 em que o país registrou forte crescimento do PIB. O bom momento teve reflexos inclusive no mercado financeiro.
Apesar dos benefícios à época, o milagre econômico brasileiro causou aumento da concentração de renda no período e trouxe outros problemas após seu fim.
Explicação:
Consequências do Milagre Econômico brasileiro
Mas, além do desenvolvimento brasileiro, o país também teve aumentos na taxa de inflação, desigualdade, e na dívida externa. Outro reflexo foi no aumento da desigualdade: o índice Gini aponta que, na época, o país teve a maior taxa de concentração de renda da história.
Além disso, houve desvalorização do salário mínimo. Antes, era preciso 65 horas de trabalho para recebê-lo. Em seguida, passou para 153 horas. O fim do milagre econômico deixou outras consequências:
Em quatro anos, quadruplicou o valor da dívida externa;
Com a crise do petróleo, a inflação chegou a quase 100% a.a
Com o desemprego, aumentou em 272% o número de favelas só em São Paulo
Resposta: Milagre Econômico ou "milagre econômico brasileiro" corresponde ao crescimento econômico ocorrido no Brasil entre os anos de 1968 a 1973. Esse período foi caracterizado pela aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e inflação baixa.
O que ocorreu para surgir o ''Milagre Econômico'': O que ocorreu para provocar esse chamado “milagre” foi o imenso capital estrangeiro no país. Durante vários anos o Brasil não recebia investimentos estrangeiros, por causa da instabilidade econômica, da inflação, resultados políticos do Governo de Jânio Quadros, e do tumultuado governo de esquerda de João Goulart.