1) Com base na letra da música. Faça uma resenha sobre a crítica feita na letra da canção. 2) Como foi a luta dos Inconfidentes? Comente. 3) O que você sabe sobre o Quilombo dos Palmares? Comente.
Preciso pra hoje me ajudem pfv!!!
Respostas
Resposta:
Na voz da Clara Nunes é fantástica, isso é indiscutível.
1) Versos muito bem feitos o final é maravilhoso, pois realmente mostra que o povo brasileiro é um povo sofrido.
A terceira estrofe é o grande dissabor da música.
É uma sucessão de clichês, que a historiografia já provou falsos. Questões mais polêmicas à parte. Vamos ao seguinte; não pode-se falar "da luta dos Inconfidentes pela Quebra das correntes", associando aos escravos como se esse grupo, que não era um grupo depois de um certo tempo, mas sim três, com vários membros desses grupos possuíam escravos, inclusive Tiradentes tinha um, cabe dizer. Poder-se-ia alegar que as correntes ali representariam as relações com a metrópole, mas sabemos que não é isso.
Esse trecho arruína a letra se fossemos entender como uma música com crítica social, o que, digo, ela o faz muito bem na primeira estrofe, na quarta principalmente. Mas ali a credibilidade da letra enquanto crítica histórica cai em descrédito jutos Àqueles que estudamos história de verdade.
Insisto é linda, deu vontade de ouvir, mas fazer uma resenha crítica e não apontar falhas, não é criticar.
2) Não houve exatamente luta dos Inconfidentes. Mas o movimento surgiu de proprietários de terras, de minas ( donos de escravos ) e outras pessoa e quase todas tinham um problema em comum; deviam à coroa. Quando Portugal anunciou que ira realizar confiscos de posses, apreensão de bens entre outra medidas impopulares, digamos. Como o governo não realizou a a derrama no fim das contas, um grupo, que eram as cabeças pensantes, digamos assim, recuou um pouco, o núcleo religioso também ficou mais cauteloso e alguns outros continuaram fazendo movimento "sindical" por assim dizer. No final das contas vários, de todos os grupos, mas especialmente os mais ativos e isso Tiradentes realmente era, sobram. O único realmente a ter pena de morte foi o Tiradentes, mas vários foram degredados para a África inclusive com alguns já ficando presos na chegada, outros conseguiram lá, em África como dizia-se, melhor sorte e chegaram a conseguir voltar para o Brasil e ainda recuperar posses.
Tiradentes, de quem nem o rosto foi nunca retratado tal como era. Não era também um pobre coitado, como muito se apregoa por ai e nem era o mais probe dos inconfidentes, mas sem dúvida alguma era o mais corajoso. A história dele fica esquecida por quase muitos e muitos aparecendo claro, pontualmente, na época da independência e depois de século como um mito, um herói nacional.
3)Já falei demais sobre os inconfidentes e vou ser sucinto quanto a Palmares; foi um estado "independente" no solo da colônia Portuguesa por um tempo e de fato foi destino de vários negros escravizados pelo Portugueses. Inclusive Palmares tinha relações com Brancos, relações comerciais. Interessante ponto a ser destacado, como algo positivo, deixo claro. Mas não vou alongar-me no quesito Palmares.
Abraços
Explicação: