• Matéria: Ed. Física
  • Autor: vinizmtffclash
  • Perguntado 3 anos atrás

Redação tema Jogos Olímpicos x Jogos Paralímpicos (urgente)


Anônimo: Fazemos trabalhos urgentes! Consultoria Prof. Wandersson - (86) 99539-8022.
Atividades, questionários, estágios, projetos e MAPAS.
Ajudamos pessoas sem tempo, que trabalham, em viagens ou com família a concluírem as tarefas da faculdade.

Respostas

respondido por: tiagofreefire745
1

Resposta:

Com o surgimento dos Jogos Paralímpicos houve um avanço na inclusão dos deficientes e uma visão mais abrangente sobre essas pessoas. Porém, apesar de tal avanço, os atletas com algum tipo de problema físico ou mental ainda enfrentam muitos desafios no Brasil, impasse que é agravado pela cultura nacional e pela omissão das escolas por não abordarem o assunto.

Em primeiro plano, ao longo da história os deficientes já foram considerados como fonte do Demônio e como pessoas inferiores, fazendo com que, hodiernamente, existam traços desse preconceito contra os portadores de problemas físicos ou mentais na cultura nacional. Nesse contexto, conforme o sociólogo Peter Berguer, a socialização primária, responsável pela personalidade dos infantes, repercute para a vida toda, fazendo com que ao ser passado para as gerações mais novas essa cultura se perpetue na sociedade. Logo, como mostra reportagem do "Fantástico" no ano de 2016 - última edição dos Jogos Paralímpicos -, Esse campeonato é taxado por muitos brasileiros como algo de menor qualidade e com menos importância quando comparado com as olimpíadas, fazendo ter uma audiência baixa e, por conseguinte, uma menor quantidade de patrocínio para os atletas deficientes em relação aos esportistas considerados normais, sendo um desafio para o desenvolvimento das modalidades no País.

Ademais, segundo a máxima do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, "A educação é a melhor arma para mudar o mundo". Dessa forma, devido ao descaso de muitas escolas brasileiras, por não criarem nos discentes um pensamento crítico acerca da importância das Paralimpíadas no desenvolvimento da inclusão social, muitos cidadãos não têm essa noção. Assim, no Brasil, existem poucos centros que tenham a prática de algum esporte Paralímpico na sua programação, restringindo, principalmente os jogos coletivos, a grandes cidades, fazendo com que os atletas deficientes tenham dificuldades em encontrar equipes e complexos esportivos para treinar.

Portanto, fica clara a necessidade das escolas, instituições fundamentais na formação dos cidadãos, criarem nos discentes do Ensino Fundamental - já que ainda estão na socialização primária - um pensamento crítico acerca da importância do apoio aos jogos paralímpico.Nesse sentido, por meio de atividades, como a inclusão de exercícios similares aos praticados pelos deficiente nas aulas de Educação Física e palestras com atletas que já participaram da Paralimpíada, tal pensamento pode ser passado para os alunos visando à diminuição do preconceito contra os esportistas que possuem problemas físicos ou mentais. Desse modo, haverá um maior número de telespectadores e patrocinadores dos Jogos Paralímpicos e mais centros que possibilitem o desenvolvimento das modalidades para deficientes.

Explicação:

que mais?


vinizmtffclash: Mt obrigadooooooo. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Perguntas similares