Respostas
Resposta:
sociedade economia
A sociedade egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. No alto da pirâmide, estava o faraó, que era considerado um deus vivo, depois vinham os nobres, os altos funcionários, os sacerdotes, os guerreiros, os escribas, os artesãos, os trabalhadores comuns, os camponeses, que eram a maioria da população, e os escravos.
Os camponeses tinham as piores condições, pois tinham uma dura fiscalização dos administradores. Os escravos egípcios eram frutos da captura nas guerras, do comércio, dos filhos dos escravos e como forma de tributos das regiões dominadas.
Os sacerdotes no antigo Egito estavam abaixo apenas do faraó. dotados de enormes prestígio e poderes, eram responsável pela religião em geral e várias outras funções na administração do império Egito com.o as grandes Riquezas e bens dos grande e ricos templos. além de deterem de grande conhecimento das ciências e dos mistérios religiosos. eram considerados os sábio do Egito.
SACERDOTES
escribas
No Egito Antigo, os escribas tinham uma importante função e ocupavam lugar de destaque na sociedade egípcia, pois eram conhecedores da escrita demótica e dos hieróglifos. Eram eles que escreviam sobre a vida dos faraós, registravam a cobrança de impostos e copiavam textos sagrados.
Os grupos dos guerreiros formava a tropa de elite do faraó, encarregados tambem pela guarda do monarca e da sua familia.
guerreiros
A Sociedade Egípcia. O antigo Egito era composto por classes de pessoas que iam desde o soberano Faraó até escravos capturados em guerra. Vivia-se em uma Monarquia Teocrática. ... A Pirâmide social visa ilustrar as camadas da sociedade egípcia da base até o topo
a base social egípcia
TOPIC 2
Compunham uma categoria profissional numerosa, que incluiam pedreiro, carpinteiros, construtores de barcos, oleiros, ceramistas,escultores epintores,entre outros.
artesãos
Garantiam aos egipcios produtos importados, como madeira da fenicia, usada na construçao de navios e moveis,e metais como cobre estanho,originarios da nubia,importantes para a confecçao de armas.
comerciantes
Os escravos, geralmente estrangeiros aprisionados nas guerras, constituiam a camada social mais explorada do egito antigo.
escravos
a dieta egipcia
Carne de gado ou de galináceos, peixes, legumes e frutas faziam parte das refeições daquele tempo. Os pães tinham presença marcante na mesa e entre as bebidas a cerveja era a preferida. Usando facas, colheres e garfos, ou simplesmente comendo com as mãos, os egípcios tinham uma alimentação rica e saudável.
TOPIC 3
outros aspectos do cotidiano
As casas eram construidas em locais elevados para nao serem atingidas pelas inundaçoes do nilo.Os mais pobres moravam em casas pequenas feitas de barro, junco e madeira, praticamente semmoilia.As familias ricas moravam em casas construidas com tijolo e barro,colunas de pedra e telhado de madeira, com varios comodos e ricamente mobiliadas.
TOPIC 4
As roupas dos egipcios eram leves,a maioria feitas de linho.Grande parte da populaçao não utilizava peças tingidas, apenas decoradas com pegras.Somente os mais ricos usavam tecidos tingidos e se enfeitavam com joias. Os homens usavam um tipo de saia e as mulheres vestidos longos.As crianças frequentemente ficavam nuas e tinham a cabeça raspada para facilitar a higiene.
roupas
A nataçao, a caça e a luta eram esportes populares no Egito antigo.Os jogos de tabuleiros tambem eram muito apreciados,e as crianças brincavam com bolas de couro,carrinhos,peoes e bonecos.
Explicação: