AJUDA PFV bruh
1 - Descreva a mudança sobre a Corte portuguesa no Brasil,tendo o Rio de Janeiro como cabeça do Império do Rio de Janeiro.
2- Qual o significado da ABERTURA DOS PORTOS BRASILEIROS ao comércio com as nações amigas?
R-
3- Descreva o principal artigo do TRATADO DE COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO EM 1810.
R-
4- Com a abertura dos portos e o Tratado de 1810, dezenas de navios entravam nos portos brasileiros, com quais mercadorias?
Respostas
Explicação:
Vinda da Corte Portuguesa para o Brasil:
Após Napoleão Bonaparte ter invadido a Espanha, vizinha de Portugal e ter dado um ultimato ao país lusófono para não fazer negócios com a Grã-Bretanha, Portugal se viu encurralado e decidiu transferir a corte para o Brasil.
O motivo pelo qual o Brasil foi o lugar escolhido para sediar a aristocracia portuguesa foi que a colônia estava na sua época dourada da extração de ouro, a chamada Ciclo do ouro.
O significado da abertura dos portos brasileiros para nações amigas
Anteriormente, as terras brasileiras eram monopolizadas por Portugal, ou seja, o Brasil não tinha livre acesso para comercializar com outros países diretamente.
Nesse sentido, a abertura dos portos foi basicamente um acordo entre ingleses e portugueses.
A coroa portuguesa devia aos britânicos, com a importação de produtos ingleses e o auxílio que a Inglaterra deu para a coroa portuguesa conseguir fugir a tempo da tropa de Napoleão Bonaparte.
Então, com o abrimento portuário do Brasil, a Inglaterra conseguiria vender seus produtos aqui, sem precisar competir com outras nações, uma vez que ela tinha vantagens de comércio com o território brasileiro.
O principal artigo do Tratado de Comércio e Navegação em 1810
Como dito anteriormente, esse tratado dava a Inglaterra a hegemonia do comércio nas terras Tupiniquins.
Isso pode ser comprovado por meio das taxas alfandegárias que cada país tinha que pagar pelas mercadorias desembarcadas no Brasil:
Portugal: 16%
Inglaterra: 15%
Demais países: 24%
Quais mercadorias entravam no Brasil?
Traziam produtos domésticos como a louça, vidro, jarros, chapéus. Em resumo, bens de consumo que viriam a mudar os hábitos brasileiros.