As instituições políticas e religiosas da Palestina, na época da dominação romana, não eram uniformes, por isso, não existia um judaísmo, mas judaísmos. As seitas judaicas eram, nesse período, cada vez mais segmentarizadas, existiam os que não viam problemas na dominação romana, os que lutavam ideologicamente contra Roma, os que acreditavam que os dias do “Messias” estava perto. Os que planejavam revoltas armadas contra a dominação estrangeira e ainda aqueles que optaram pela vida ascética, vivendo longe dos núcleos urbanos e sobrevivendo daquilo que a natureza dava. Analise as afirmativas a respeito das seitas judaicas deste período:
I. No topo da pirâmide, existia a seita dos Saduceus, a elite judaica, apoiadores do domínio romano, ocupavam cargos no alto clero e, por vezes, se tornavam sumo sacerdotes, como no caso de Jose Caifás, nomeado pelos romanos, no ano 18.
II. Entre os Fariseus existiam duas escolas rivais, a dos seguidores de Shamai, que era mais apegada à letra da lei, e a dos seguidores de Hilel, apegada a tradição judaica.
III. Os Essênios eram uma milícia armada pronta para tentar tomar o poder das mãos dos romanos, provavelmente Judas Iscariotes, discípulo de Jesus era um Essênio.
IV. Os Zelotes eram um grupo de judeus piedosos, que buscavam a harmonia entre todas as seitas judaicas e até mesmo o império romano.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
a) I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
b) II e IV, apenas.
Alternativa 3:
c) I e II, apenas.
Alternativa 4:
d) III e IV, apenas.
Alternativa 5:
e) Todas estão corretas.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: Alternativa 3
apenas I e II estão corretas
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás