Quais são as teorias de McGregor em relação ao comportamento das pessoas no trabalho?

Respostas

respondido por: georgeolyver
2

Resposta:

Também conhecida como as teorias que trabalham com base em suposições relacionadas à motivação de profissionais de uma determinada empresa, as Teorias X e Y foram desenvolvidas pelo professor de psicologia e economista McGregor, no final da década de 50, e levou o nome de seu criador. Há quem diga que são uma das teorias mais proeminentes de toda a história da administração.

Basicamente, estas teorias tratam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. Aspectos que muitas vezes os próprios indivíduos não percebem que possuem. Em uma dela, o colaborador é tido como relaxado, preguiçoso e gosta pouco de trabalhar. Já na outra, o seu perfil é de quem gosta das responsabilidades e a busca dentro da empresa. O primeiro questionamento referente à teoria é por conta do nome que foi dado a elas: Teorias X e Y. Mas por qual motivo McGregor preferiu mantê-las sem nenhuma outra denominação?

O psicólogo não tinha pretensão alguma em nomear as teorias pelo simples motivo de que ele não queria julgamentos, que demonstrassem mais ou menos valor aos grupos que pertencessem a uma das teorias. Outra razão é que ele desejava que nao surgissem quaisquer expressões de preferência em cima de ambas as teorias. Por esse motivo, o nome permaneceu Teoria X e Y.

A diferença considerável entre as duas Teorias é a relação às crenças de cada uma sobre a natureza humana na situação de trabalho. Distintas visões geram atitudes e comportamentos distintos. Determinam discursos e lógicas distintas de argumentação, de negociação e de administração do conflito e solução das divergências, de intermediação de interesses, de interlocução.

Perguntas similares