é possível particionar um disco rígido em mais
de uma unidade lógica. Explique como isso deve ser feito e quais seriam seus exemplos práticos de usabilidade?
Respostas
Resposta:
Sim, é possível.
Explicação:
Uma partição pode ser considerada como uma divisão ou “parte” de uma unidade de disco rígido real. Uma partição é, na verdade, apenas uma separação lógica da unidade inteira, mas fica a impressão de que a divisão cria várias unidades físicas, identificadas por letras diferentes (C, D, E, F ou qualquer outra de sua escolha).
Qualquer partição que tenha um sistema operacional instalado é chamada de partição primária. A parte da tabela de partições de um registro mestre de inicialização permite até 4 partições primárias em um único disco rígido.
Embora 4 partições primárias possam existir, o que significa que um total de quatro sistemas operacionais diferentes podem ter boot múltiplo no mesmo disco rígido, apenas uma das partições pode estar “ativa” a qualquer momento, o que significa que é o sistema operacional padrão que o computador inicializa. Esta partição é referida como a partição ativa.
Uma (e apenas uma) das quatro partições primárias pode ser designada como uma partição estendida. Isso significa que um computador pode ter até quatro partições primárias ou três partições primárias e uma partição estendida. Uma partição estendida não pode conter dados em si. Em vez disso, uma partição estendida é simplesmente o nome usado para descrever um contêiner que contém outras partições que contêm dados, chamadas de partições lógicas.