Leia o trecho de um documento.
Em Esparta, a humildade e a obediência vão sempre de mãos dadas e não existe falta de qualquer delas. [...] Todos sabemos que não há maior obediência aos magistrados e às leis do que em Esparta. Noutros países, nenhum líder quer que se tenha medo dos magistrados. Isso seria encarado como símbolo de submissão. Em Esparta, ao contrário, quanto mais poderoso o homem, mais facilmente se curva perante a autoridade constituída.
Xenofonte (430 a.C – 355 a.C). A constituição lacedemônica.
QUESTÃO 01 - O que se esperava do cidadão em Esparta?
[
QUESTÃO 02 - Como a educação das crianças espartanas contribuía para a realização do que está descrito no trecho acima?
Respostas
Resposta:
1. O que se esperava do cidadão em Esparta?
O exército espartano era a força militar de Esparta, uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga. O exército ocupava o centro do Estado espartano, cuja obrigação primordial de seus cidadãos era "serem bons soldados".
2. Como a educação das crianças espartanas contribuía para a realização do que está descrito no trecho acima?
O espartano era um cidadão desde cedo moldado conforme os valores militaristas de sua cidade-Estado
O espartano era um cidadão desde cedo moldado conforme os valores militaristas de sua cidade-EstadoEm termos genéricos, podemos ver que a educação desenvolvida em Esparta estava intimamente ligada ao caráter militarista que a sociedade e o governo tomavam naquela época. Desde a mais tenra idade, percebemos que a formação do indivíduo era reconhecida como uma função a ser obrigatoriamente assumida pelo próprio Estado. Para compreendermos tal prática, é necessário nos lembrar que os espartanos viam cada novo ser como um soldado em potencial.
Explicação:
É isso dnd