Texto para as questões 1 a 3
Nel mezzo del camin...
Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E a alma de sonhos povoada eu tinha...
E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.
Hoje, segues de novo... Na partida
Nem o pranto os teus olhos umedece,
Nem te comove a dor da despedida.
E eu, solitário, volto a face, e tremo,
Vendo o teu vulto que desaparece
Na extrema curva do caminho extremo.
1) Tendo em mente que o eu lírico do soneto busca estabelecer um diálogo, responda ao que se pede.
a) Explique como as formas verbais contribuem para construção do diálogo.
b) Identifique o tipo de relação vivido entre o eu lírico e a outra pessoa, justificando sua resposta com eventos mencionados
na segunda estrofe.
2) No soneto, o eu lírico contrasta períodos distintos. Com base nisso:
a) Identifique o que diferencia cada período descrito.
b) Explique como a flexão das formas verbais contribui para estabelecer esse contraste.
3) Analise esta correção sugerida por um editor digital de textos:
a) Aponte o que parece ter motivado a sugestão.
b) Você concorda com a alteração sugerida? Justifique.
Respostas
Resposta:a) Ao longo do poema, o eu lírico adota formas verbais de 1ª e 2ª pessoas do singular, referindo-se explicitamente aos dois participantes da interação. Já no primeiro verso, as formas cheguei e chegaste marcam esse diálogo com a interlocutora.
b) Pode-se identificar que o eu lírico viveu uma relação amorosa com sua interlocutora. Ela, tal como ele, estava “fatigada e triste”, até que ambos se uniram, como se vê nestas passagens: “E paramos de súbito na estrada / Da vida” e “a vista deslumbrada / Tive da luz que teu olhar continha”
ESPERO TER AJUDADO :)
Explicação:
A seguir as respostas acerca do texto "Nel mezzo del camin...":
1. a) A relação do diálogo projeta um contraste por parte das formas verbais, entre uma linguagem mais moderna e outra mais ultrapassada.
b) A relação vivida entre o eu lírico e a outra pessoa é de uma relação mal sucedida.
2. a) Novamente, tais períodos distintos são caracterizados por um contraste entre uma linguagem mais contemporânea e outra mais antiga.
b) Usar as flexões das formas verbais da segunda pessoa do singular e segunda pessoa do plural contribui para o tom mais formal ou ultrapassado.
3) a) A sugestão foi motivada por faltar concordância na entre o substantivo olhos e o verbo umedecer.
b) Concordo. A alteração parece sugerir a forma de concordância correta.
Concordância verbal
Acordo ou concordância acontece quando uma palavra muda de forma, dependendo das outras palavras com as quais ela se relaciona. É um exemplo de inflexão, e geralmente envolve fazer com que o valor de alguma categoria gramatical (como sexo ou pessoa) "concorde" entre palavras variadas ou partes da frase.
Aprenda mais sobre concordância em: https://brainly.com.br/tarefa/53403422
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