Os filósofos pré-socráticos são considerados os primeiros filósofos ocidentais. Foram os primeiros a buscar, por um caminho racional, a explicação dos fenômenos da existência e do funcionamento do mundo. As filosofias de Parmênides e Heráclito são paradigmáticas desse período. Sobre a filosofia de Parmênides e Heráclito, analise as seguintes afirmações: I. Parmênides. II. Heráclito. ( ) O Ser é uno, imutável, eterno e não gerado. ( ) As mudanças percebidas por nossos sentidos nos entes são apenas ilusórias. ( ) Dois de seus fragmentos mais famosos são: I) que "nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos"; e II) "não é possível entrar duas vezes no mesmo rio". ( ) Em sua filosofia, o fogo é o elemento capaz de representar as características do Ser. Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta: A. I - I - II - II. B. II - II - I - I. C. I - II - I - II. D. I - II - II - II. E. II - I - II - II. 1 de 5 perguntas
Respostas
Resposta:
letra A
Explicação:
A
Resposta:
A.
I - I - II - II.
Explicação:
Parmênides e Heráclito se debruçam sobre a mesma questão: explicar o Ser, a essência de tudo o que existe. Suas concepções, apesar de terem como ponto em comum a explicação da physis, são consideradas antagônicas.
Parmênides considera que o Ser é uno, imutável, eterno e não gerado. Por isso, as mudanças percebidas por nossos sentidos são meramente ilusórias, pois somos capazes de observar apenas as figuras particulares, sem conseguir constatar a imobildiade do Ser.
Por outro lado, para Heráclito, o Ser é devir, constante movimetno e transoformação. Heráclito afirma que não se pode entrar em um mesmo rio duas vezes, pois o devir do Ser altera o próprio rio e nós mesmos. Em sua filosofia, o fogo é identificado como o elemento que representa o Ser em razão do seu movimento, mudança, criação e destruição.