Uma partícula de massa m, eletrizada com carga q, descreve uma trajetória circular com velocidade escalar constante v, sob a ação exclusiva de um campo magnético uniforme de intensidade B, cuja direção é sempre perpendicular ao plano do movimento da partícula. Nesse caso, a intensidade da força magnética que age sobre a partícula depende de: *
m, v e B, apenas.
q e B, apenas.
m, q, v e B.
q, v e B, apenas.
Respostas
Nesse caso, a intensidade da força magnética que age sobre a partícula depende apenas de: q, v e B, apenas - letra d).
Vamos aos dados/resoluções:
Quando visualizamos um Imã por exemplo, temos que ao redor do mesmo é encontrando o campo magnético e o efeito que o campo magnético impõe uma força/ação magnética que pode ocasionar tanto a atração, quanto a repulsão.
PS: O campo magnético consegue ser definido através da medida de força que esse mesmo campo impõe sobre o movimento das partículas de carga, e um exemplo poderia ser um elétron.
Ou seja, a força magnética funciona quando dois campos magnéticos acabam interagindo entre si e dessa forma, acabam atuando à distância e isso se faz de forma igual, tanto para força gravitacional, quanto pra elétrica.
PS²: A direção da força magnética sempre será perpendicular ao plano formado pelos vetores velocidade e campo magnético.
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)