Respostas
Resposta:
Veja dicas e exemplos de como fazer uma proposta de intervenção
por Equipe Educacional Imaginie A prova de redação ainda assusta muito o estudante, e não é para menos! A redação é um caderno individual que vale 1000 pontos, o que representa 20% da nota do exame. Estudantes que garantem uma boa nota na prova de redação conseguem aumentar bastante a média e, consequentemente, garantir uma […]
Por Redação
24 fev 2017, 15h02 - Publicado em 13 out 2016, 20h14
por Equipe Educacional Imaginie
A prova de redação ainda assusta muito o estudante, e não é para menos! A redação é um caderno individual que vale 1000 pontos, o que representa 20% da nota do exame. Estudantes que garantem uma boa nota na prova de redação conseguem aumentar bastante a média e, consequentemente, garantir uma vaga em uma boa universidade pública. Por isso sempre falamos: estudar redação é muito importante!
122399237
Na redação do Enem são avaliadas cinco competências: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e, por último, elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Hoje iremos falar da quinta competência, que é a elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado. Você sabe como elaborar uma boa proposta de intervenção? O que é necessário abordar para garantir os 200 pontos?
– Direitos humanos
Se a proposta de intervenção apresentar qualquer frase que desrespeite os direitos humanos, o estudante zera a redação inteira e não somente esta competência. Elaborar uma proposta que faça diferenciações entre pessoas devido classe social ou gênero, por exemplo, fere os direitos humanos e é zerada.
– Atualidades
O Enem costuma cobrar temas de atualidade relacionados ao aspecto social na redação. E para que o estudante consiga argumentar e elaborar a proposta de intervenção para o tema abordado é primordial (na verdade obrigatório) que ele acompanhe o noticiário, leia livros, jornais ou sites de notícias. Do contrário, não conseguirá escrever um bom texto e propor soluções viáveis para o problema.
– Coerência na sugestão
A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico.
– Detalhamento
A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.
– Viabilidade
A proposta apresentada deve ser executável, ou seja, possível de ser realizada. Não adianta apresentar soluções utópicas e fantasiosas, pois elas não serão realizadas.
Explicação:
olha só as dicas que eu faço