• Matéria: Saúde
  • Autor: beatrizborgesal
  • Perguntado 3 anos atrás

Paciente do sexo masculino, 67 anos, busca o pronto atendimento queixando-se de dispneia dos esforços no último ano, com piora progressiva. Há uma semana, acorda durante a noite devido à falta de ar e tosse, que aliviam ao sentar-se na cama. Desde então, o paciente dorme com cinco travesseiros. Afirma apresentar edema de membros inferiores, além de sentir muita sede, porém urina pouco. Ele relata ter hipertensão arterial sistêmica há cerca de 20 anos, com início do tratamento há quatro anos, quando apresentou infarto do miocárdio. Ao realizar exame, verifica-se que o paciente apresenta dispneja, mucosas hipocoradas, extremidades frias, taquicardia, pressão arterial 160/90 mmHg, ictus palpável no sexto espaço intercostal na linha axilar anterior, ritmo cardiaco irregular à ausculta cardíaca, presença de B3, sopro sistólico, bem como turgência jugular. Ao realizar ausculta pulmonar, constata-se murmúrio vesicular presente, ruídos adventícios crepitantes bilateralmente.

Diante do caso clinico apresentado, cite ao menos três Alterações que você identificou nesse paciente e explique quais manobras devem ser ultizadas para sua verificação (exemplo: inspeção estática ou dinâmica, local da Ausculta, tipode palpação, tipo de percussão, entre outros).

Respostas

respondido por: cavadasgiovanna
2

Resposta:

PS: Essa foi a minha resposta para o fórum de Fundamentos Semiológicos de Enfermagem, se você só copiar pode não ganhar pontos, tente identificar outros pontos e usar outras palavras.

Explicação:

Diante do caso clinico as três alterações identificadas no paciente foram:

Pressão arterial alterada, batimentos irregulares e falta de ar.  

Para identificar essas alterações foi necessário:

Aferir Frequência respiratória observando a expansão torácica observando a quantidade de vezes que o paciente vai inspirar e respirar, aferir PA utilizando estetoscópio e esfigmomanômetro e aferir batimentos cardíacos pelo pulso por meio de toque.

As informações que não foram contempladas na anamnese e no exame físico foram:

Se ele apresenta cianose central, falta de exames laboratoriais, se apresenta sinal de icterícia, se é etilista(bebida alcoólica), tabagista (fuma) se tem outra comorbidade (outra doença), quais medicamentos esse paciente utiliza, se é alérgico a algum medicamento.

Os dados que eu gostaria de compreender de forma mais aprofundada e o que técnica eu utilizaria para isso:

Buscaria histórico familiar, histórico médico e pediria exames laboratoriais.

Espero ter ajudado!

respondido por: marigiorgiani
0

Diante do caso clínico, três alterações identificadas e manobras que devem ser utilizadas para sua verificação, são:

Presença de B3: Em alguns pacientes, é possível ouvir e palpar uma terceira bulha (B3) no ápice cardíaco. Os pacientes com VD aumentado ou hipertrofiado podem apresentar um impulso sustentado e prolongado na linha paraesternal esquerda, estendendo-se durante toda a sístole. Uma B3 (ou galope protodiastólico) costuma estar presente nos pacientes com sobrecarga volumétrica que tenham taquicardia e taquipneia e em geral implica comprometimento hemodinâmico grave. Assim, a manobra para tornar B3 mais audível é pedir para o paciente inspirar e segurar, pois haverá um aumento do retorno venoso.

Pressão arterial elevada: A pressão desse paciente está 160 x 90 mmHg, quando o índice normal é de 120 x 80 mmHg. Para identificar a alteração, é possível realizar a aferição com o uso de um esfigmomanômetro e um estetoscópio. É preciso que o paciente esteja sentado, relaxado, com o braço na altura do coração e sem conversar.

Ruídos adventícios crepitantes bilateralmente: Ruídos respiratórios adventícios (estertores ou crepitação) resultam de transudação de líquido do espaço intravascular para os alvéolos. Nos pacientes com edema pulmonar, os estertores podem ser amplamente auscultados em ambos os campos pulmonares, às vezes acompanhados por sibilos expiratórios (asma cardíaca). A manobra para sua verificação é a ausculta pulmonar dos dois pulmões, comparando os dois lados e buscando identificar o nível vertical em que os ruídos deixam de existir.

Para continuar estudando casos clínicos de saúde, acesse https://brainly.com.br/tarefa/39580991

Anexos:
Perguntas similares