Diagrama, mapa e modelo são três níveis de “representação” de processos. Estes três níveis de representação de processos diferem-se em níveis de abstração, informação, utilidade, precisão, complexidade, padronização de elementos do fluxo, evolução e amadurecimento do desenho proposto.



Fazendo uma analogia com mapa geográfico, podemos dizer que o diagrama de processo demonstra a rota que é realizada em uma visão simplificada, com o trajeto percorrido, evidenciando os principais pontos de referência, o local de origem e destino. O mapa do processo apresenta a rota de forma mais detalhada, com elementos como nome de avenidas, ruas, principais pontos de referências, opções de rotas alternativas, trajeto e tempo estimado para cada rota. O modelo de processo apresenta a rota de forma mais completa e precisa, descrevendo a situação atual do trânsito, rota de transporte público, clima na região da rota, além de fotos das avenidas e ruas.



O Diagrama é uma representação inicial do processo. Ele demonstra o fluxo básico focando as principais atividades. Não trata exceções ou falhas no processo. O mapa é uma evolução do diagrama, acrescentado de atores, eventos, regras, resultados e um detalhamento do processo. Ampliada para uma visão mais detalhada, o mapa fornece informações de maior precisão do desenho do processo. O modelo é a versão final da evolução do processo. Esta representação traz um alto grau de precisão e detalhamento do processo.

DIAS, Fabiano. Modelagem de Processos de Negócio: Diferenças entre diagrama, mapa e modelo de processos. 05 fev. 2014.





Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I - O diagrama de processo é uma representação mais elementar e inicial sobre um determinado processo.



PORQUE



II - O diagrama de processo é composto apenas por fluxos simples de atividades, e diversas vezes representa o melhor caminho que o processo deve “seguir”, ou seja, representamos as situações de sucesso na realização do processo, sem considerar as exceções e falhas que não são fortemente evidenciadas.




A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:

a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

b.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c.
As asserções I e II são proposições falsas.

d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Respostas

respondido por: alissonsilga
12

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

respondido por: nalsia90
5

Resposta:

e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares