Respostas
Resposta:O que é paródia
IG
A paródia aciona a intertextualidade como recurso de linguagem na criação de conteúdos, logo, é um texto que traz influências de outro texto (criado antes), interligando-se a ele pela repetição do conteúdo verbal, pela forma ou pela temática do primeiro texto. A paródia pode ser feita a partir de diversos materiais, como literatura, música, pintura, cinema, fotografia e artes plásticas.
Também é possível que um texto composto em determinada materialidade seja conteúdo de uma paródia construída em outro suporte. É o caso do exemplo da imagem acima, em que a canção “Garota de Ipanema” (texto primeiro) é acionada em uma peça publicitária (texto segundo).
Principais características
Em seu livro “Paródia, Paráfrase & Cia”, o escritor e estudioso Affonso Romano de Sant’Anna desenvolveu estudos sobre a apropriação literária e estabeleceu as seguintes classificações para a paródia:
Paródia verbal: ocorre a alteração de uma ou outra palavra do texto.
Paródia formal: em que o estilo e os efeitos técnicos de um escritor são usados para promover zombaria.
Paródia temática: em que se faz a caricatura da forma e do espírito de um autor.
A paródia caracteriza-se, assim, por subverter o sentido do texto primeiro trazendo novos significados, seja com um objetivo crítico, sarcástico, irônico ou humorístico.
Exemplos de paródia
Separamos exemplos de paródia em diferentes materialidades para melhor ilustrar a teoria. Confira a seguir:
Explicação:
Resposta:
eu nasci em Roraima as 20 anos