No Brasil a participação das mulheres no mercado de trabalho de forma mais significativa se deu a partir da década de 1970. Na década de 80, as mulheres ganharam mais visibilidade dentro de movimentos sindicalistas devido a criação da Comissão Nacional da Mulher Trabalhadora. O avanço dos direitos e do protagonismo feminino se torna ainda mais relevante em 1988, quando a Constituição Federal passa a garantir a igualdade jurídica das mulheres, fazendo com que elas sejam consideradas tão capacitadas quanto os homens, analise as assertivas abaixo: I – O Brasil se destaca no ranking de maiores empreendedores mundiais e as mulheres assumem um papel significativo nesse processo. Em 2018, as mulheres já respondiam por 34% de próprio negócio no Brasil. II - As políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino devem ser pautadas pela construção de uma política sistêmica governamental de trabalho e renda, e também pela institucionalização de políticas sociais setoriais e transversais, o que possibilita um maior envolvimento das mulheres. III - O aumento da participação das mulheres empreendedoras, está vinculado diretamente a ação profissional formalizada, haja visto que as mulheres normalmente investem mais na formação acadêmica, no entanto muitas mulheres ainda possuem pouca ou nenhuma orientação de gestão, minimizando a possibilidade de empoderamento. MOREIRA RODRIGUES, Ariele Silva; SANTIAGO GASPAR, Luisa Cavalcanti; REZENDE RODRIGUES, Danielle; GAMA AFONSO, Herlander Costa Alegre da. Fatores Críticos Relacionados ao Empreendedorismo FemininoEspacio Abierto. Espacio Abierto, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 75-96, 24 nov. 2020. Disponível em: . Acesso em: 13/09/2020 Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.


josehelio040: O artigo “Fatores Críticos Relacionados ao Empreendedorismo Feminino” (2020) traz uma análise sobre consistências dos fatores críticos associados a dinâmica do empreendedorismo feminino no Brasil, que tem sido objeto de inúmeras pesquisas internacionalmente.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
4

Sobre o empreendedorismo e a participação das mulheres, temos que a alternativa correta é a 2: I e II, apenas.

O Brasil ocupa um dos primeiros lugares no ranking dos maiores empreendedores do mundo e a participação das mulheres nesse setor chega a mais de 30% (afirmativa I está correta).

A elaboração das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino deve considerar a sistemática governamental do trabalho e da renda (afirmativa II está correta).

As mulheres empreendedoras se destacam pela orientação de gestão, o que aumenta a possibilidade de empoderamento e sua participação no empreendedorismo (afirmativa III está correta).

Bons estudos!

Perguntas similares