Por que o estilo de vida do morador de rua pode ter levado ao processo de atrofia muscular generalizada? Que tipo de estresse celular pode ter ocasionado esta adaptação em seus músculos? Lembre-se de justificar suas escolhas com base no conteúdo da disciplina.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A atrofia muscular generalizada consiste em uma condição na qual os músculos apresentam um trofismo abaixo do normal, ou seja, possuem menor diâmetro e menor força. Isso pode ser consequência de uma alimentação deficiente em nutrientes essenciais para o bom funcionamento dos músculos, como, principalmente, proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas.
Essa condição também pode ser decorrente de alguns processos relacionados ao estresse de células musculares (miócitos), como o estresse oxidativo, por falta de nutrientes, e excesso de ácido láctico, em casos de fadiga e cansaço muscular. Fatores como ingestão de álcool e outras substâncias ilícitas contribuem para o processo de estresse oxidativo e envelhecimento.
O morador de rua possui um estilo de vida restrito ocasionada por diversos fatores socioeconômicos tais como desemprego, dependência química, pobreza extrema... Mediante essa situação o consumo de alimentos se torna raridade na rotina, levando o individuo à desnutrição e consequentemente ao quadro de atrofia muscular generalizada.
A desnutrição ocasiona uma mudança metabólica no organismo devido à falta de reposição energética proveniente da alimentação, o que significa que o individuo gasta mais energia do que consome. Esse processo acarreta primeiro na perda de tecido adiposo, pois a gordura é um excelente depósito energético, e para manter suas funções vitais, o corpo absorve essa substância.
Quando a ausência energética se torna mais crítica, e boa parte da gordura ja foi absorvida, o organismo busca outra fonte para se abastecer. Dessa forma, passa a absorver os aminoácidos presentes nos músculos, degradando-o lentamente. Esse processo se chama catabolismo proteico.
Para saber mais acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23635475