Quando se fala em morfologia celular procariota, logo vem à mente uma célula bacteriana. As bactérias possuem, como uma das principais estruturas morfológicas, parede celular que é responsável pela manutenção da resistência mecânica às diferenças de osmolaridade entre os meios intra e extracelular, por manter a forma bacteriana e serve de suporte sólido para estruturas de locomoção, como os flagelos. Além disso, é através da composição da parede bacteriana que se faz a diferenciação primária dos grupos bacterianos, as chamadas Gram-negativas e as chamadas Gram-positivas. A técnica de Gram, mundialmente conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias que permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina. As bactérias que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho são chamadas de Gram-negativas. Fonte: ADAPTADO DE MOREIRA, José Luciana Bezerra et al. Visualização bacteriana e colorações. Imprensa Universitária da UFC, 2015. P. 13A coloração de Gram é de suma importância no laboratório de microbiologia e clínica médica, pois, além de guiar o rastreio laboratorial da bactéria, permite ao médico a utilização de tratamentos empíricos, ou seja, tratar o paciente antes do diagnóstico final da doença. Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, EXPLIQUE, detalhadamente, a diferença da parede celular de bactérias gram-negativas e de bactérias gram-positivas.
Respostas
Resposta:
Christiam Gram notou que as bactérias podiam ser coradas de azul ou vermelho devido à precipitação do cristal violeta com lugol no interior do citoplasma da célula.
Os organismos Gram-positivos possuem uma parede celular grossa envolvendo a membrana citoplasmática que é composta por peptideoglicanos e ácidos teicoico.
Os organismos Gram-negativos possuem uma parede celular mais fina que é envolvida por outra membrana externa, portanto os gram-negativos possuem 2 membranas, a externa difere da interna e contém moléculas de lipopolissacarideos.
A diferença da parede celular de bactérias gram-negativas e de bactérias gram-positivas:, segundo Christiam Gram, é que indivíduos Gram-positivos possuem uma parede celular mais espessa, que envelopa a membrana celular, composta basicamente por peptideoglicanos e ácido teicoico.
Por outro lado, as bactérias Gram-negativas têm parede celular mais discreta e envolvida por uma membrana externa, com moléculas de lipopolissacarideos.
O cientista Christiam Gram foi quem primeiro observou que as bactérias se diferenciavam nesse aspecto de serem coloridas de azul ou vermelho por conta da precipitação do cristal violeta com lugol do citoplasma da célula.
Leia mais em :
https://brainly.com.br/tarefa/1104456