Questão
A empresa multinacional NeoMercure está no mercado há 20 anos e, recentemente, se instalou aqui no Brasil. O CEO ocupado e focado em alcançar os resultados estipulados nesta nova empreitada, não percebeu que dois de seus diretores estavam envolvidos num grave conflito interpessoal, resultado da não concordância dos processos em comum das suas respectivas áreas. O resultado do conflito foi o pedido de demissão de um dos diretores. Foi quando o CEO percebeu a gravidade da situação. Diante disso, percebemos que um conflito pode gerar consequências graves para a empresa, quando não mediado ou resolvido.
1. O conflito entre os diretores impactou diretamente ambas as equipes. A produtividade caiu drasticamente e o clima ficou insustentável.
2. As metas não estavam claras o suficiente, gerando desproporção na dimensão dos problemas.
3. O CEO afirmava que o problema era de responsabilidade de seus diretores, e que deveriam aprender a colaborar entre si.
4. O CEO não ouviu as duas partes, e não conseguiu buscar alternativas na resolução.
Com o conhecimento adquirido e em sua experiência, imagine-se como CEO da empresa e responda:
a) De que maneira o CEO deveria agir para evitar que conversas difíceis e discordâncias entre os diretores se transformassem num conflito destrutivo?
b) Quais atitudes os diretores poderiam ter tido para resolver o conflito?
c) Como contornar tal situação, considerando que o diretor esteja aberto a desistir da demissão?
Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (de 10 a 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas videoaulas da disciplina e em pesquisas obre o assunto. Lembre-se que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou para fundamentar seu texto.
Respostas
Resposta:
A gestão de conflitos é adotar estratégias e práticas para que possa resolver problemas. Em alguns casos o poder é um recurso muito bom chegando a exercer controle sobre as pessoas em algumas situações. A grande maioria das pessoas não possui habilidades para negociar ou conduzir uma situação de conflito sem se envolver emocionalmente com foco somente no conflito.
Para evitar toda a baixa produtividade, as metas não alcançadas, o estress entre as equipes e o pedido de demissão de um dos diretores o CEO deveria ter deixado um canal livre e de fácil acesso para que os diretores pudessem informá-los sobre os possíveis problemas, discordância e novas estratégias para que as metas fossem atingidas.
Os diretores também foram imaturos, antiprofissionais e tiveram o seu superego muito valorizado. Um dos gerentes ou os dois deveriam ter procurado o CEO para que ele pudesse fazer uma intermediação entre eles e a resolução do conflito ou até mesmo uma mudança de estratégia ou de área para um deles. Para tentar contornar a situação o CEO poderia convidar o diretor para continuar na empresa, mas em outra área. Ou apenas contratar um coach para que eles pudessem ter um acompanhamento profissional e resolver suas divergências profissionais.
Explicação: