. A África Pré-colonial é o período da cultura africana antes da colonização dos europeus. Antes dos europeus colonizarem a África no século XIX, várias nações autônomas já existiam. Cada uma contava com sua organização política econômica e cultural. Nas caixas de texto a seguir destaque os reinos africanos se sobressaíram na Antiguidade e na Idade Média. b) Reinos que se destacaram na Antiguidade: a) Reinos que se destacaram na Idade Média: httrells albimoomla.in Imagem
Respostas
Resposta:
A África Pré-colonial virou alvo dos europeus devido a sua pluralidade cultural e recursos naturais que garantiam acúmulo de riquezas.
Além de original, a África Pré-colonial é também curiosa e muito rica. As primeiras evidências da existência do ser humano foram encontradas no continente.
Considerada uma sociedade organizada e curiosa, que construiu cidades desenvolvidas e economia sustentável, a África Pré-colonial já fluía muito bem e ordenada antes da colonização dos europeus.
Inicialmente, o comércio era feito entre a África do Norte e a África Subsaariana. A comercialização do minério que era um dos pilares da economia, acontecia por intermédio das caravanas criadas pelo povo que habitava o Sul do Deserto do Saara.
Por volta do século XIV, os europeus invadiram o continente e passaram a promover as caravanas, escravizando pessoas e levando matérias primas para Europa.
Os reinados
Para compreender como a sociedade se estruturava no período da África Pré-colonial, é necessário conhecer os reinados e suas características.
Na África do Norte, estavam o Egito Antigo e o Império Cartaginês. Na África Oriental, concentravam-se o Império de Gana e o Império do Mali. Já na África Ocidental estava o Império da Etiópia e no Sul, os reinos do Congo, Sultanato de Kilwa e Zulus.
Egito Antigo
Fascínio e mistério descrevem o Egito Antigo. Na África Pré-colonial essa sociedade se destacou pela capacidade de organização de estado, que realizou um trabalho forte envolvendo milhões de pessoas. A economia local era pautada no Rio Nilo, tendo como pilar a pesca e a agricultura.
Os egípcios desenvolveram um sistema de irrigação impressionante para os recursos que existiam durante o período. A sociedade se estruturava basicamente entre os camponeses e o Faraó, que comandava as camadas.
O que mais chama atenção no Egito Antigo, são as pirâmides, espécie de túmulos construídos para os Faraós. Estruturas grandiosas, elas foram erguidas com objetivo de conservar bem os corpos dos reis do Egito Antigo. Os egípcios acreditavam que ao morrer a alma continuava no corpo e por isso este precisava ser bem preservado.
Pirâmides do Egito - África Pré-Colonial
Império Cartaginês
Grandes batalhas aconteceram durante este império na África Pré-colonial. As Guerras Púnicas, como foram denominados os combates entre o Império Romano e a região de Cartago, aconteceram porque ambas lutavam pelo domínio do Mar Mediterrâneo, que tinha potencial comercial marítimo.
Império de Gana
Maior característica desse reino era a forte comercialização de ouro, por isso a região de Gana era conhecida como terra do ouro. O material era utilizado em algumas transações comerciais como dinheiro. Por ser a base da pirâmide econômica, o comércio do ouro chegou ao fim por causa do esgotamento das minas.
Império do Mali
Esse império é considerado o mais rico no período que compreende a África Pré-colonial. Uma grande potência detentora de muitas pedras preciosas e ouro. O comércio que esse reino promoveu e movimentou também era muito forte. Durante todo o ano, centenas de caravanas atravessava o Saara Ocidental para comercializar seus produtos.
Império da Etiópia
Estudos apontam que esse é o reinado mais antigo do mundo. Inclusive, alguns pesquisadores afirmam que a espécie Homo Sapiens teria começado a existir na região da Etiópia.
O reinado é marcado por seus fortes guerreiros que resistiram aos invasores árabes, além do interesse de dominar a região e também os turcos. Não só isso, foi o único que resistiu a colonização europeia.
Reino do Congo
Os portugueses tinham alianças com dirigentes desse reinado. O comércio era baseado no sal, metal, tecidos e produtos de origem animal. Era muito comum o escambo entre tribos (troca de mercadorias). Essas alianças abriram espaço também para um esquema de tráfico de escravos entre continentes diferentes. As pessoas que trabalhavam na exploração aurífera no século XVII, eram escravos originados do Congo e da Angola.
Sultanato de Kiwa
Essa região foi dominada por muçulmanos que passaram a povoar as principais cidades. Entre elas, Mogadiscio, Mombassa, e as ilhas de Pemba e Zamzibar.
Islamismo na África Pré-colonial
Resposta:
Letra A
Explicação:
África Pré-colonial é o período da cultura africana antes da colonização dos europeus. Singular, a África teve grandes impérios.