Questão 3:
Nesses tempos de globalização econômica, a China chama atenção do mundo em função do seu imenso mercado consumidor e de um sistema político-econômico peculiar, denominado por alguns estudiosos de "Socialismo de Mercado". Apresente duas razões que justifiquem a utilização do termo "Socialismo de Mercado" para definir a situação chinesa.
Respostas
O termo "socialismo de mercado" é utilizado para definir a situação da China, pois, apesar de se considerar socialista, mantém importantes atividades comerciais com outros países.
A China tem um grande mercado consumidor e mão de obra barata. Para aproveitar essa dificuldade, promoveu uma zona comercial, um mercado, uma abertura ao mundo capitalista. No entanto, ainda é considerado socialista, pois, politicamente, seu sistema continua fechado e rígido.
Economia de mercado socialista
A economia de mercado socialista é o sistema econômico e modelo de desenvolvimento econômico na República Popular da China. Baseia-se no domínio da propriedade pública e das empresas estatais numa economia de mercado.
O termo "economia de mercado socialista" foi introduzido por Jiang Zemin no 14.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China em 1992 para descrever o objetivo das reformas econômicas da China.
Entenda mais sobre República Popular da China em: https://brainly.com.br/tarefa/27002167
#SPJ2