• Matéria: Biologia
  • Autor: vhga2017
  • Perguntado 3 anos atrás

A Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida popularmente como “mal da vaca louca”, é uma doença rara, caracterizada pela degeneração lenta do sistema nervoso central decorrente do acúmulo de uma proteína conhecida como príon. O Brasil apresenta classificação de risco insignificante para a doença, visto que desde que ela foi descoberta, há mais de 20 anos, ocorreram apenas casos esparsos. Os príons, causadores da doença, são resistentes ao processo de digestão intracelular, permanecendo nas células nervosas e gerando os danos característicos da doença. A contextualização acima relaciona a doença à disfunção de qual das organelas celulares abaixo:

a) Complexo de Golgi
b) Peroxissomo
c) Lisossomo
d) Mitocôndria
e) Retículo endoplasmático rugoso

Respostas

respondido por: pinhomirella24
6
Lisossomos
os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular.
respondido por: Danas
1

Os lisossomos são organelas importantes capazes de fazer a digestão interna chamada de autofagia e também capaz de fazer a fagocitose de substâncias externas, em ambos os casos o processo de digestão intracelular é muito importante para proteger a célula (alternativa C).

Falhas nos lisossomos no sistema nervoso

No sistema nervoso os lisossomos são responsáveis por degradar metabolitos, organelas defeituosas e proteínas que não devem se acumular, como é o caso da encefalopatia espongiforme bovina, que leva a degradação celular pelo acúmulo de proteínas.

Venha estudar mais sobre a doença da vaca louca

https://brainly.com.br/tarefa/24937995

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares