A formação da monarquia constitucional na Inglaterra ocorreu após duas revoluções. Quais são as principais características de cada revolução e seus mais importantes desdobramentos?
Respostas
A Revolução Puritana (1642-49) marca o início do processo da Revolução Inglesa, foi uma guerra civil entre o exército real (absolutistas, nobreza anglicana e católica) e o exército parlamentar (queria limitar o poder real: os puritanos / calvinistas: burguesia, pequena nobreza e povo), terminando com a vitória do Parlamento que executou o rei Carlos I e o general Oliver Cromwell proclamou a República Puritana.
A Revolução Gloriosa (1688-89) pôs fim à Revolução Inglesa, sendo um movimento pacífico (sem guerra) em que o Parlamento derrubou o rei Jaime II (com tendências absolutistas), que fugiu do país e coroou Guilherme de Orange e Maria Stuart os monarcas da Inglaterra. Eles tiveram que obedecer a Declaração de Direitos que instituiu a monarquia constitucional e parlamentar inglesa ("o rei reina, mas não governa, pois isso é função do Parlamento"), foi a chegada da burguesia ao poder e o início do pleno desenvolvimento do capitalismo na Inglaterra.