Quem julga pelas aparências ou tem menores conhecimentos sobre finanças costuma definir se alguém se enquadra no mais comum conceito de riqueza com base nos imóveis, veículos ou outros bens materiais que essa pessoa possui.
Já os que têm uma noção a mais de finanças, julgam a riqueza de uma pessoa ou empresa pelos ativos financeiros, ou pela quantidade de patrimônio líquido.
Em economia e finanças, o conceito de riqueza está associado à liquidez (capacidade de conversão do bem em dinheiro) e à capacidade de gerar renda passiva (ou seja, fazer o dinheiro trabalhar por você, multiplicando patrimônio. É um tipo de pensamento comum aos que valorizam potencial e êxitos de longo prazo.
EFETIVIDADE. Afinal o que é riqueza? 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021.
Dessa forma, ao longo da história muitas mudanças ocorreram no conceito de riqueza de uma nação. Assim, sobre o conceito de riqueza para os povos gregos, romanos e egípcios, analise as afirmativas a seguir:
I. Para esses povos a riqueza estava diretamente ligada ao poder armamentista, ou seja, ao tamanho do exército que possuía.
II. Para esses povos a riqueza estava atrelada ao crescimento do comércio, bem como ao aumento da produção agrícola.
III. A riqueza estava vinculada as quantidades de casas, construções, utensílios e metais que possuíam, assim, quanto maior era a riqueza mais desses itens dispunham.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
atenativa 3 hdjorhhejiehhuenhh
Resposta:
Alternativa 3: I e III, apenas.
Explicação:
Livro Desenvolvimento Socioeconômico Página 17.
CERTA! Observe, que nesta linha de raciocínio, é possível resumir esse período histórico da seguinte forma: a riqueza de uma nação estava atrelada ao seu poderio bélico e à sua capacidade de conquistar novos povos e novos territórios. Logo, o aumento da disponibilidade de terras (com o alargamento territorial do império) e a concentração dos saques e pilhagens na capital do império eram preponderantes para o seu crescimento.
ERREDA! Uma característica em específico exemplificava a riqueza de uma nação, principalmente para os povos dos impérios egípcios, gregos e romanos: seu poderio bélico (SOUZA, 1995). Em outras palavras, o tamanho de seu exército demonstrava a riqueza da civilização e determinava a sua capacidade de crescimento. O crescimento, por sua vez, ocorria por meio do aumento da população e da anexação de territórios e/ou outros povos (SOUZA, 1995).
CERTA! A riqueza, para essas civilizações, estava atrelada às colheitas fartas e boas condições instrumentais de vida (casas, construções, utensílios e metais): assim, quanto maior era a quantidade desses itens, maior era a riqueza.