Os modelos são uma simulação da realidade. Apesar da economia ser uma ciência social, é comum a utilização de ferramentas da matemática e estatística para entender o comportamento humano, isso é feito através dos modelos, que dificilmente irão acertar cem por cento, porém, auxiliam muito na parte científica. Através dos modelos econômicos conseguimos ter uma compreensão melhor da realidade e assim avançar na compreensão dos fenômenos econômicos.
Assim, acerca do modelo de crescimento e desenvolvimento econômico analise as afirmativas:
I. O estoque de capital, o estoque de trabalhadores e a produtividade são fatores presentes em todos os modelos de crescimento e desenvolvimento desenvolvidos após a publicação da obra “Uma investigação sobre as causas da riqueza das nações” escrita por Adam Smith.
II. O período mercantilista, foi um dos precursores em observar que uma nação se tornava rica com o fluxo de metais preciosos, por meio da expansão da exportação de seus produtos e da redução de suas importações. Eles acreditavam que a conduta mais liberal do Estado permitiria níveis de crescimento maiores.
III. Segundo os fisiocratas, a economia tinha apenas uma fonte de geração de riqueza: a agricultura, dado que a manufatura e o comércio somente promoviam o transporte da riqueza gerada pela agricultura. Essa escola acreditava na forte intervenção do Estado na economia, visto que somente com forte controle estatal seria possível ampliar a agricultura do país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
I, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2: I, apenas.
Explicação:
Livro Desenvolvimento Socioeconômico Página 59 e 60.
CERTA! Os três fatores importantes para o crescimento são: o estoque de capital, o estoque de trabalhadores e a produtividade. Estes fatores estarão em todos os modelos de crescimento e desenvolvimento elaborados a partir da obra denominada Uma investigação sobre as causas da riqueza das nações, originalmente publicada em 1776, posteriormente, será incorporada a questão tecnológica, a qual podemos entender como um fator que explica o aumento da produtividade.
ERREDA! No período mercantilista, Thomas Mun (1571-1641) foi um dos precursores em observar que uma nação se tornava rica com o fluxo de metais preciosos, por meio da expansão da exportação de seus produtos e da redução de suas importações. Um aspecto importante a ser considerado é que essa escola de pensamento pregava um forte controle do Estado, visto que somente com forte controle estatal seria possível manter e ampliar as exportações e diminuir as importações.
ERRADA! Segundo os fisiocratas, a economia tinha apenas uma fonte de geração de riqueza: a agricultura, dado que a manufatura e o comércio somente promoviam o transporte da riqueza gerada pela agricultura. A escola seguinte, a fisiocracia, apresentou uma visão diferente sobre a questão da intervenção estatal, pois acreditava que a conduta mais liberal do Estado permitiria níveis de crescimento maiores.