Na brincadeira de faz-de-conta, a criança produz regras, vivencia os princípios que percebe na realidade, recria, na esfera imaginativa, os planos da vida real e das motivações de sua própria vontade. Isso tudo ocorre pela autonomia que a criança adquire nos seus primeiros anos de vida, desenvolvendo habilidades, motoras, cognitivas, sociais e afetivas que a possibilitam apropriar-se do mundo dos adultos, fazendo do momento "brincar" uma atividade principal para continuação do seu desenvolvimento (CREMONINI, 2012, p. 6). CREMONINI, M. W. Brincadeira de faz-de-conta na educação infantil: reflexões a partir da ação pedagógica. 14 f. Artigo de conclusão de Curso (Especialização em Educação Infantil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, Trindade, 2012. Com base nesta informação analise as asserções abaixo. I. A criança, independentemente da idade, é capaz de brincar de faz de conta, não sendo necessário em quaisquer momentos, realizar representações simbólicas. PORQUE II. No jogo do Fort- Da, a criança tem a noção do que Piaget chamou de noção de permanência do objeto, independentemente se o objeto está ou não em seu campo visual. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Sobre o conceito de brincadeira de faz-de-conta na educação infantil, temos que a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Durante uma brincadeira de faz-de-conta, a criança desenvolve regras de percepção da realidade de da imaginação.
Depende da idade que a criança possa apresentar a possibilidade de realizar brincadeiras de faz-de-conta, o que obriga a realização de representações simbólicas (afirmativa I é falsa).
De acordo com Piaget, no jogo do Fort-Da, a criança apresenta noção de permanência do objeto, em que tal objeto pode ou não estar no campo de visão dessa criança (afirmativa II é verdadeira).
Bons estudos!
Resposta:
Resposta correta alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Gabarito já saiu.