• Matéria: História
  • Autor: sophiasilva3693
  • Perguntado 3 anos atrás

Com a ameaça das invasões francesas no Brasil, os portugueses começaram a colonizar a região em 1530. Entre as primeiras formas de administrar a colônia, esteve a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Sobre as suas distribuições, é CORRETO afirmar que: *
1 ponto
Imagem sem legenda
Com o estabelecimento das capitanias, foi feito um leilão em Portugal para a compra dessas faixas de terra por nobres locais.
As capitanias do Maranhão e São Tomé foram entregues a líderes indígenas que que converteram ao cristianismo e se comprometam a fazê-las prosperar dentro dos moldes mercantilistas.
A Coroa Portuguesa concedia o território a um nobre de sua escolha, o qual ficaria responsável por sua exploração ao se tornar o Capitão Donatário desta faixa de terra.
As capitanias foram entregues a nobres portugueses, visando o lucro e a exploração da terra, e sua divisão geográfica respeitou a tradição indígenas, contornando tribos e respeitando suas rivalidades ao estabelecer fronteiras

Respostas

respondido por: brendaisis
0

As capitanias hereditárias foram implementadas pela Administração portuguesa, e foi responsável por uma clara divisão territorial da América.

Nesse contexto, quinze longas faixas de terras foram determinadas com o intuito de que os donatários pudessem administrá-las. Os donatários, nesse sentido, não tinham as posses das terras, penas tinham que comandá-las de forma a impedir a ocupação estrangeira na região. Ademais, estes indivíduos eram portugueses e pertencentes à aristocracia.

Perguntas similares