Ao longo dos séculos, na progressiva complexidade de relações medievais, surgiram relações de dependência entre senhores feudais. É CORRETO afirmar que a relação entre suseranos e vassalos ocorria quando: * 5 pontos as categorias sociais eram claramente definidas, com o estamento superior compondo a maioria da população feudal. um nobre doava terras a outro nobre, em troca de ajuda militar, ou concedia a ele o direito de explorar pedágios em pontes e estradas. os servos ficavam presos à terra, com a obrigação de pagar impostos, devendo ainda uma série de tributos aos senhores feudais. o trabalho servil era legitimado pela Igreja em razão das funções que os servos deveriam cumprir em sua passagem pela terra.
Respostas
Resposta:
um nobre doava terras a outro nobre, em troca de ajuda militar, ou concedia a ele o direito de explorar pedágios em pontes e estradas
Explicação:
Como a sociedade dividia-se basicamente entre livres e não livres, havia três tipos de relações sociais. As horizontais se davam entre os homens livres e eram denominadas suserania e vassalagem. Baseavam-se na concessão de um benefício, por parte do suserano (ou senhor) a seu vassalo, em troca da prestação de serviço militar periódico, da obrigação de contribuir para o resgate do senhor, de comparecer a seu tribunal e de auxiliá-lo nas despesas do casamento de suas filhas e da sagração de seus filhos como cavaleiros. O benefício normalmente era um feudo, mas podia também ser um cargo (o de castelão, por exemplo), ou um direito (cobrar pedágio em uma ponte, taxar um mercado etc.).