3. Os patrícios eram os nobres romanos, donos de muitas terras e de gado. Possuíam direitos políticos. De acordo com a definição dos patrícios, quem eram os plebeus na sociedade romana:
a) Os plebeus eram a minoria da população romana, possuíam direitos políticos e tinham vários privilégios na sociedade romana.
b) Os plebeus vinham de uma descendência etrusca, por essa razão tinham todos os privilégios que os patrícios possuíam.
c) Os plebeus formavam a maioria da população e trabalhavam como pequenos agricultores, artesãos e mercadores. Não tinham o direito de participar do governo da cidade e ainda podiam ser escravizados por dívidas.
d) Os plebeus eram a maioria da população romana, participavam de todas as decisões políticas e não podiam ser escravizados.
4. Os romanos usavam a palavra família, que em português é a mesma, para falar de algo muito mais amplo do que nós. Assinale a alternativa que define qual era a principal figura no núcleo familiar romano:
a) Os romanos chamavam de família tudo o que estava sob o poder do pater familias: chefe da família, por isso um patriarcado.
b) Os romanos chamavam de família tudo o que estava sob o poder da mater famílias: chefe da família, por isso era um matriarcado.
c) Os romanos determinavam como família, tudo que estava sob o domínio do irmão mais velho, o primogênito era o chefe familiar, genitor familias.
d) Os romanos não possuíam um chefe familiar, tanto o pai como a mãe podiam chefiar o núcleo familiar com os mesmos poderes.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
3-) alternativa "C"
4-)alternativa "a"
s4r40:
Marco como melhor resposta quando liberar:D
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás