13. (38.15) Considerando que não descobrimos vida em outros planetas, e que a vida se encontra amplamente diversificada na Terra, concluímos que algumas caracteristicas do planeta são
fundamentais para a existência de vida como a presença de
(A) glicose no ambiente.
(B) luminosidade e temperaturas amenas.
(C) oxigênio e gás carbônico na atmosfera
(D) água no estado líquido, uma fonte de energia e nutrientes.
Respostas
A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D. E para comprovarmos, podemos utilizar como referências os planetas do nosso sistema solar.
- Como assim ?
Para a existência da vida, a água em estado líquido, é extremamente essencial. O planeta terra, possui as melhores condições para abrigar a vida. Pois a atmosfera terrestre possui uma quantidade alta de oxigênio, somos protegidos por uma barreira conhecida como camada de ozônio, que propicia um aumento da temperatura terrestre, que favorece a reprodução de plantas (sem a camada de ozônio, cientistas estimam que a temperatura média da terra seria de -18°C), a terra produz um campo magnético que nos protege contra os raios solares, entre diversas outras características que faz o lugar perfeito para a existência da vida, mas o mais importante, possuímos água em estado líquido.
- Certo, e por que as outras estariam erradas ?
A alternativa A está errada, visto que a glicose serve como combustível para a produção de energia, processo que ocorre nas mitocôndrias, mas ela não está presente no ambiente e sim na nossa corrente sanguínea.
A alternativa B está errada, porque se luminosidade e temperaturas amenas fossem primordiais para a existência de vida, mercúrio seria um planeta ideal para a nossa sobrevivência, o planeta rochoso possui a característica de possuir uma alta luminosidade, entretanto, não possui água em forma líquida, sendo assim, não é um planeta adequado para a nossa vida. Além disso, uma temperatura amena de -18°C, iria ser prejudicial para o crescimento de plantas, e consequentemente, a fotossíntese que é um processo fundamental feito pelas plantas, que garante nossa sobrevivência não iria ocorrer em alta quantidade. Sendo assim, apesar de luminosidade e temperaturas amenas serem essenciais para a existência de vida, a água em estado líquido continua a se mostrar essencial.
A alternativa C está errada, pelo motivo de que se o oxigênio e gás carbônico fossem fundamentais (e são fundamentais), o planeta vênus seria adequado para a vida, a atmosfera de vênus é composta por 96,5% de gás carbônico, entretanto, é um planeta gasoso e a vida seria impossível de ocorrer nesse planeta.
E podemos citar como exemplo, o planeta marte, recentemente, foram encontrados vestígios de rios e água em estado líquido, e isso poderia indicar uma forte probabilidade de vida no planeta vermelho.
Bons estudos e espero ter ajudado :)