Para uma melhor compreensão e interpretação da situação educativa no seu conjunto. E, eventualmente, à formulação de propostas concretas para intervir, a fim de modificá-la ou de orientá-la a uma determinada direção. Desta forma, este item vem descrever as convergências e divergências das diferentes escolas psicológicas atuais na educação, segundo o autor Francisco Filho (2002). Baseado na teoria psicanalítica freudiana, classifique em V as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ausência de restrições e de orientações pode produzir delinquentes, em vez de crianças saudáveis
( ) Necessário encontrar o equilíbrio entre o proibido e a permissão.
( ) Tudo deve ser bem trabalhado, porque a repressão excessiva dos impulsos pode dar origem a distúrbios neuróticos.
( ) Entender as fases de desenvolvimento dos nossos alunos, assim como a formação da personalidade e o nosso próprio desenvolvimento e limitações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - V.
B) V - V - V - V.
C) V - V- F - V.
D) V - V - V - F.
Respostas
Resposta:
Letra B) V - V - V - V.
Explicação:
A tarefa do psicopedagogo, mais imediata é levar a criança a aprender a dominar
o seu instinto, sabendo que dar toda liberdade, sem nenhuma restrição, para criançadesenvolver os seus impulsos pode produzir delinquentes, em vez de crianças saudáveis, mas também, inibir, proibir, reprimir de forma excessiva os impulsos pode dar origem a distúrbios neuróticos. Por isso, trabalhar de maneira interdisciplinar a interseção entre a psicanálise e a psicopedagogia permite uma dupla construção. Desta forma, cabe a este profissional encontrar o equilíbrio entre o proibido e a permissão e assim, orientar atividades que desenvolva as duas vertentes supracitadas, envolvendo a escola e a família nas ações que estimule o prazer