"No Brasil colonial existiram apenas quatro possibilidades de aprendizado musical: Com os jesuítas, nas Escolas de Ler, Escrever e Cantar, nas Casas da Companhia e nos Seminários (estes somente a partir de fins do séc. XVII)" (BINDER; CASTAGNA, 1996, p. 198-217). BINDER, F. ; CASTAGNA, P. Teoria musical no Brasil: 1734-1854. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE MUSICOLOGIA, n. 1, Curitiba, 10-12 jan. 1997. Anais [. ] Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1996. A influência do colonizador no Brasil nos primeiros séculos é realmente marcante e a produção artística que aqui foi feita refletiu isso, especialmente na música. Com base nesta informação analise as asserções a seguir : I – A formação musical no Brasil colonial esteve atrelada ao universo religioso e tradições culturais que não eram do povo indígena. POIS II – A música portuguesa era aclamada mundialmente por sua beleza e, por isso, todos apreciavam essa música aqui na colônia. A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:.
Respostas
respondido por:
3
Ambas as assertivas estão corretas, que demonstram a imposição da cultura portuguesa sobre a cultura indígena, no sentido de que se revelaram como uma forma de dominação e superioridade, por meio de elementos que pudessem evitar as tradições indígenas.
De fato, a formação musical do Brasil esteve associada ao universo religioso português, mas ao mesmo tempo, se desenvolveu através do bloqueio do exercício de práticas culturais indígenas, através de uma imposição direta.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás