• Matéria: ENEM
  • Autor: lauradlimac6371
  • Perguntado 3 anos atrás

"No Brasil colonial existiram apenas quatro possibilidades de aprendizado musical: Com os jesuítas, nas Escolas de Ler, Escrever e Cantar, nas Casas da Companhia e nos Seminários (estes somente a partir de fins do séc. XVII)" (BINDER; CASTAGNA, 1996, p. 198-217​). BINDER, F. ; CASTAGNA, P. Teoria musical no Brasil: 1734-1854. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE MUSICOLOGIA, n. 1, Curitiba, 10-12 jan. 1997. Anais [. ] Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1996. A influência do colonizador no Brasil nos primeiros séculos é realmente marcante e a produção artística que aqui foi feita refletiu isso, especialmente na música. Com base nesta informação analise as asserções a seguir : I – A formação musical no Brasil colonial esteve atrelada ao universo religioso e tradições culturais que não eram do povo indígena. POIS II – A música portuguesa era aclamada mundialmente por sua beleza e, por isso, todos apreciavam essa música aqui na colônia. A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
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Ambas as assertivas estão corretas, que demonstram a imposição da cultura portuguesa sobre a cultura indígena, no sentido de que se revelaram como uma forma de dominação e superioridade, por meio de elementos que pudessem evitar as tradições indígenas.

De fato, a formação musical do Brasil esteve associada ao universo religioso português, mas ao mesmo tempo, se desenvolveu através do bloqueio do exercício de práticas culturais indígenas, através de uma imposição direta.

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