• Matéria: Geografia
  • Autor: bianca7124
  • Perguntado 3 anos atrás

Como se explica o fato de o rio Nilo ser tão extenso e nointermitente, mesmo
atravessando todo o deserto do Saara?

Respostas

respondido por: paulomonteiro0600
2

Resposta:O Nilo onde nasce é chamado de Nilo Branco, recebendo em sua trajetória até o Egito as águas do Nilo Azul, no Sudão, formando um único rio. Este, por sua vez, tem sua foz no mar Mediterrâneo.

A bacia do rio Nilo é bastante extensa, drenando vários países, além de atravessar o deserto do Saara por cerca de 2 mil km, sendo de extrema relevância para o Sudão e o Egito.

Para o Egito, o Nilo é fonte de sobrevivência, sendo que praticamente 90% da população habita nas margens deste. Não apenas os egípcios, mas toda população ribeirinha depende das cheias do Nilo para o desenvolvimento da prática da agricultura. As cheias acontecem em curtos períodos, mas que encharcam os solos, permitindo que estes permaneçam relativamente férteis mesmo durante os períodos mais secos.

Apesar da importância das cheias, nas primeiras décadas de 1990 começam a ser criadas as represas, como a de Assuã. Da mesma forma, no século XX foram criados canais de irrigação para alavancar o desenvolvimento da agricultura. Em 1969 houve uma expansão das barragens, ocasionando a formação do lago Nasser, aumentando a área irrigada do Nilo. Essa modificação no curso natural das águas ocasionou relativa perda de fertilidade dos solos, além de acabar com algumas paisagens naturais.

O desenvolvimento do Egito está intimamente ligado com a presença do rio Nilo.

Explicação:

Perguntas similares