Respostas
Resposta:
A inveja nasceu com o homem, vive com ele, morrerá com ele. É um pérfido sentimento que habita o ser humano independentemente de sua vontade, é querer ter o que outra pessoa tem, ficando ressentido com seu bem. Quem tem inveja não consegue se alegrar quando outra pessoa é abençoada e chega mesmo a odiar seu irmão porque tem aquilo que cobiça! Não podemos desenraizá-la definitivamente de nosso interior, mas, tendo força de vontade podemos diminuir seus efeitos maléficos. O indivíduo invejoso sente um misto de desgosto e rancor provocados pela prosperidade de seu semelhante. A inveja é caracterizada pelo desejo ardente de possuir ou desfrutar o que é de outrem. A respectiva gradação dessa sensação psíquica varia de acordo com a índole do indivíduo aliada à maneira pela qual ele foi educado.
Os invejosos são infelizes, pois o desejo ardente de possuir algo que não lhes pertence resulta num terrível amargor, levando-os, algumas vezes, ao desespero. Ditoso o homem que desde a infância aprendeu os básicos princípios da felicidade, ou seja, nunca cobiçar o que não lhe pertence e se contentar somente com aquilo que possa possuir por meios lícitos e com os bens que lhe fora emprestados pela Divina Providência. O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Provérbios 14:30 "Podemos descrever o nosso ódio, o nosso ciúme, os nossos medos, as nossas vergonhas. Mas não a nossa inveja." (Francesco Alberoni)
A crônica argumentativa é um tipo de texto em que:
- O autor reflete sobre um assunto
- E expõe seus pontos de vista sobre o tema
Para falar de inveja, é preciso organizar as ideias anteriormente, o que facilita na hora de criar um texto subjetivo, ou seja, baseado nas próprias ideias sobre o tema.
Inveja: querer o que é do outro
O gênero crônica sempre envolve situações cotidianas, temas do cotidiano, e sua linguagem se adapta a isso. Outra característica muito comum é o humor, que torna esse tipo textual mais descontraído.
Portanto, é crucial que se forme uma postura subjetiva sobre determinado tema antes de começar escrever, no caso, o tema da inveja. Então, veremos como abordar esse tema:
- Todo mundo sabe o que é inveja, já sentiu, já percebeu alguém sentir
- A inveja é uma reação de ódio, raiva, desgosto, ao ver outra pessoa possuindo alguma coisa
- É o desejo de querer o que é do outro (tanto bens materiais quanto não materiais)
- Uma crônica argumentativa sobre inveja, pode partir de uma situação cotidiana, em que o autor presencia o ato da inveja, seja a partir de si mesmo ou de outra pessoa.
Aprenda mais sobre crônica argumentativa em: https://brainly.com.br/tarefa/29698969
#SPJ2